Alunos de Fisioterapia realizam segunda edição do "Conhecendo e Divulgando o SUS" | EEFFTO - UFMG

14/11/2018 | 15:44

Por Isabela Trindade e Leonardo Soares

Instituído pela Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) configura-se há alguns anos como um dos maiores e mais complexos órgãos de saúde do mundo. Para além dos problemas que existem e precisam ser ultrapassados, é cada vez mais necessário valorizar e conhecer a fundo um sistema calcado nos princípios da universalização, equidade e integralidade. Foi isso que os estudantes de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realizaram no dia 14 de outubro, com a exposição Conhecendo e Divulgando o SUS.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, cerca de 80% da população brasileira depende do sistema de saúde público. No entanto, grande parte das pessoas tem pouco ou nenhum conhecimento da gama de tratamentos e serviços oferecidos pelo SUS e de como podem ser beneficiadas por eles.

O SUS realiza 97% dos transplantes de órgãos no país, já que muitos planos de saúde não cobrem esse procedimento. Lorena Camargo é aluna do 2º período de Fisioterapia e pautou seu trabalho nesse tema.

"O SUS tem falhas como vários outros sistemas, mas é essencial para muitas pessoas que precisam dos tratamentos e remédios viabilizados por ele."
Foto: Leonardo Soares/Assessoria EEFFTO

“Escolhemos essa temática porque o Brasil é considerado referência no transplante de órgãos pela saúde pública. Existem alguns estigmas com relação ao procedimento, pois muitas pessoas não buscam informações, mas estamos aqui para apresentar o trabalho feito pelo Sistema e reforçar o quanto ele é necessário para salvar a vida de tantos indivíduos”, disse.

Carolina Luísa de Almeida Soares é estudante do 2º período de Fisioterapia e apresentou a prática Lian Gong, oferecida pelo SUS desde 2007 em diversos postos e para todas as faixas etárias, de crianças a idosos.

"Eu já presenciei uma aula de Lian Gong com um grupo de idosos, mas todos podem participar. A atividade foi ministrada por uma fisioterapeuta, e todos adoraram."
Foto: Leonardo Soares/Assessoria EEFFTO

“A atividade tem origem chinesa e deve ser ministrada por um profissional especializado. É uma técnica calma que tem como ponto principal a movimentação do corpo ao som de músicas orientais tranquilas, melhorando a flexibilidade, reduzindo o estresse, ajudando na coordenação do corpo e podendo até aumentar o QI do praticante. [...] Temos uma lista com postos de diversas regiões de BH que oferecem a prática; então, quem nos visita e se interessa pode descobrir o local mais próximo para realizá-la”, falou.

A professora Susan Martins Lage acredita que os alunos das áreas da saúde têm uma grande responsabilidade. É preciso que eles conheçam o que o SUS oferece e entendam como podem ajudar no desenvolvimento de novas propostas, a fim de que o Sistema não perca o que já conquistou e fique cada vez melhor.

"Os desafios que o Sistema tem são sempre muito noticiados. No entanto, quando nos envolvemos com a causa, conseguimos resolver os problemas com mais faciliade."
Foto: Leonardo Soares/Assessoria EEFFTO

“O Sistema ainda está em processo de construção e aprimoramento, então precisamos trabalhar duro diariamente para não deixá-lo desaparecer. Esta exposição tem o objetivo de mostrar que muita gente está envolvida no SUS e muito tem sido desenvolvido, com a intenção de promover a saúde para a população como um todo. Quando as pessoas sabem o que é realizado, é mais fácil identificarem o quanto o serviço é importante e se mobilizarem para defendê-lo”, comentou.