Projeto Multifuncional da EEFFTO realiza ações de educação em saúde para os idosos | EEFFTO - UFMG

21/11/2018 | 14:07

Por Cíntia Militina

Pensando em qualidade de vida, saúde e bem estar o Projeto Exercício Multifuncional do Programa Envelhecimento Ativo, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) promoveu nos dias 19 e 21 de novembro o evento Postura Ativa com a intenção de estimular ações de educação em saúde para os idosos que fazem parte do programa.

Equipe do Projeto Multifuncional do Programa Envelhecimento Ativo
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Durante os dois dias de evento, os idosos assistiram uma palestra ministrada pela Fisioterapeuta Renata de Carvalho sobre postura, envelhecimento e as estratégias que o corpo escolhe no desenvolver dos anos e frente às tarefas do dia a dia; participaram da oficina de Lian Gong e para finalizar as atividades foi oferecido um café da manhã com intuito de socialização entre os participantes.

Idosos executam alguns movimentos da prática corporal oriental Lian Gong.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Uma das coordenadoras do Programa Multifuncional, Kamila Andrade que está há dois anos no projeto comentou sobre as mudanças que esse tipo de atividade proporciona na vida de cada idoso e na rotina de trabalho da equipe do programa.

“Nosso projeto multifuncional atende hoje, cerca de 200 idosos e todos os nossos profissionais tem observado que os idosos estão desenvolvendo uma criticidade, eles estão sabendo e buscando cada vez mais informações sobre aquilo que eles fazem. Eles não querem apenas praticarem uma modalidade e só repetir a técnica, eles querem entender o porquê fazer essa técnica, e isso é essencial, porque condiz com toda a evolução da Educação Física. Nós abandonamos aquele tempo que só se repetiam técnicas, nosso idoso hoje desenvolve essa criticidade que o torna capaz de escolher a modalidade, questionar o professor o porque o uso de tal técnica, trazer curiosidades, fazendo com que fique cada vez mais prazeroso de se dar aula”, ressaltou.

Kamila (á esquerda) É cada vez mais desafiante para nós professores, porque temos que estar o tempo todo atualizando e buscando todas as questões que estão na mídia e trazendo isso para eles também.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Professora de Ginástica Coletiva no Programa Envelhecimento Ativo, Ana Carolina Alves de Oliveira conduziu a atividade de Lian Gong e explicou um pouco do que foi apresentado para os idosos.

“Nessa aula eu trouxe um pouco de cada elemento que eu sei ministrar e o objetivo principal foi trazer o bem estar, consciência corporal, ciência da respiração correta e dos movimentos. Participar dessa atividade foi muito gratificante, acho que é muito importante dar vazão a essas diferentes manifestações do exercício e permitir que as pessoas entendam que elas podem fazer atividades diversas”, destacou.

Ana Carolina é formada em Educação Física pela EEFFTO e é professora de Kung Fu
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Aos 65 anos, Eliane da Silva que participou das ações promovidas pelo programa, se mostrou completamente satisfeita e feliz em ter a oportunidade de conhecer e praticar a oficina de Lian Gong.

“Estou no projeto há mais de seis anos e a aula de hoje foi simplesmente maravilhosa. Nós poderíamos ter esse curso aqui na escola. A professora é excelente e eu quero muito ter a oportunidade de fazer outra aula. Estou renovada depois dessa atividade, me fez muito bem”, comentou.

Desde que eu entrei no projeto a minha vida mudou. Ele faz parte da minha vida, não consigo viver sem. O meu corpo e a minha saúde agradecem.