23/11/2018 | 15:40
Por Cíntia Militina e Yves Vieira
Discentes da disciplina de Ginásticas, ministrada pelas professoras Ivana Montandon Soares Aleixo e Kátia Lúcia Moreira Lemosdo, do curso de Educação Física, realizaram nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, um Festival de Ginástica no Ginásio da Ginástica Aeróbica da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
O Festival do primeiro período compreende uma apresentação final prática de todas as ginásticas que os discentes tiveram ao longo do semestre. Entre elas a artística, rítmica, de trampolim, acrobática e aeróbica foram apresentadas pelas docentes durante o semestre. Nesse cenário, os alunos produziram uma apresentação da modalidade, com o intuito de finalizar a disciplina de forma prática. No evento, seis grupos se apresentaram, sendo três da Licenciatura e três do Bacharelado.
A professora Kátia Lúcia Moreira Lemos ressaltou a relevância da realização do festival, apontando que a experiência auxilia os seus alunos no entendimento da Educação Física, além de ensinar a superar limites e ativar a criatividade dos discentes, na escolha de música e tema da apresentação.
“Primeiro porque como é uma atividade do primeiro período, torna-se um divisor de águas para os alunos. Serve para os discentes entenderem que todas as atividades na Educação Física, seja na Licenciatura ou no Bacharelado servem para se aprender a conviver com a superação de limites de características. E para muitos desses alunos fazer uma apresentação de ginástica, sem nenhuma vivência anterior, é uma tarefa muito difícil. Além do mais, eles tiveram que fazer todo o processo de criação: escolha da música, do tema, que terão também que fazer futuramente quando foram profissionais”, disse.
Kátia Lemos demonstrou satisfação em poder realizar o evento e ministrar a disciplina em parceria com a professora Ivana, afirmando que o amor das duas pela ginástica faz com que ambas cresçam.
“Sinto-me muito feliz de poder fazer isso, de participar dessa construção com eles, de ser uma disciplina que divido com a Ivana e que é muito bom trabalhar com outro docente que também tem muito amor pela ginástica, fazendo com que as duas cresçam”, falou.
A professora Ivana Montandon frisou a importância da realização de tal atividade dentro do primeiro período, evidenciando pontos como o trabalho em grupo, o trato com as diferenças e o respeito ao outro.
“Acredito que para o primeiro período essa apresentação é um divisor de águas. Eles aprendem a trabalhar em grupo, a lidar com as diferenças, a respeitar o outro, a verificar o que o outro pode contribuir para o seu trabalho. É um momento que eles se encontram, porque nenhum conhece nenhum. Assim, vieram, eventualmente, de outras escolas, de grupos diferentes, de classes sociais e gêneros diferentes. Então isso tudo, no primeiro período, congrega aquilo que a gente chama de aprendizagem corporativa, que é bem bacana para todo mundo se conhecer. Porque é ali que eles vão se conhecer e dividir tristezas, alegrias, brigas, desencontros e muitos encontros”, declarou.
Ana Vitória Fonseca Santos, de 21 anos, e aluna de Educação Física Licenciatura, e seu grupo escolheram homenagear o grande Michael Jackson, que se estivesse vivo completaria 60 anos em 2018. Ana comentou sobre a preparação e sobre o resultado final do festival.
“Escolhemos Michael Jackson, porque ele faria 60 anos em 2018 e queríamos fazer um tributo para ele. Escolhemos três músicas dele para podermos representar na ginástica. Treinamos e nos preparamos muito, durante um mês. E para nós tudo isso é uma superação, pois muita gente tinha vergonha de fazer muita coisa e já conseguimos superar e aprender muitos elementos da ginástica. Estou muito satisfeita com o resultado”, afirmou.