Núcleo de História Oral da UFMG promove entrevista pública com ex-docente da EEFFTO | EEFFTO - UFMG

29/11/2018 | 13:35

Via CEMEF

Nesta segunda-feira, dia 03 de dezembro, o Núcleo de História Oral da UFMG realiza a oitava entrevista pública do projeto "E 68, hein? Memórias públicas de um ano inesquecível", com a ex-professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Eustáquia Salvadora de Sousa. A conversa ocorrerá às 19h, na sala 1035 da FAFICH, no campus Pampulha, sede do Núcleo, e tem como objetivo apresentar como era ser uma mulher, aluna de militares-professores de Educação Física na Belo Horizonte dos anos 1960. As inscrições podem ser feitas pelo link http://goo.gl/4F59cS.

Eustáquia vem de uma família grande, com 12 irmãos, e nasceu em Coromandel, mas passou a maior parte da infância em Patrocínio. Começou a dar aulas já aos 14 anos e, em 1967, veio para Belo Horizonte fazer o curso de Educação Física Infantil, na Escola de Educação Física de Minas Gerais. No ano seguinte, iniciou o curso superior em Educação Física, formando-se em 1970. Seis anos depois, se tornou professora de Didática da Educação Física na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, cargo que ocupou até 2003.

Foi a primeira a defender dissertação no Mestrado em Ciência do Movimento, em um dos primeiros programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física do Brasil, em Santa Maria/RS, em 1981. Em sua tese de doutorado, defendida em 1994, estudou a História da Educação Física em Belo Horizonte sob a perspectiva de gênero. Depois de se aposentar na UFMG, foi convidada para desenvolver e implantar o Curso de Educação Física na PUC Minas, que começou a funcionar em 2006, do qual foi coordenadora até 2011.