Programa de Pós-Gradução em Estudos da Ocupação na EEFTO é aprovado pela CAPES | EEFFTO - UFMG

Programa de Pós-Gradução em Estudos da Ocupação na EEFTO é aprovado pela CAPES

12/12/2018 | 13:25

Por Yves Vieira

No dia 6 de dezembro de 2018, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Mestrado Acadêmico em Estudos da Ocupação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, o segundo curso de mestrado da área de Terapia Ocupacional no Brasil. O novo programa de Pós-Graduação será o quinto da EEFFTO, que já contava os programas de Ciências da Reabilitação, Ciências do Esporte, Educação Física Escolar e Estudos do Lazer.

Segundo a comissão coordenadora da proposta, a criação de um mestrado acadêmico direcionado especificamente ao estudo da Ocupação é estratégico e fundamental para consolidação de uma área emergente de conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de conhecimento para a discussão dos aspectos de ocupação, funcionalidade e inclusão social, temas concernentes ao campo da Terapia Ocupacional.

O Mestrado em Estudos da Ocupação possui uma área de concentração, intitulada “Ocupação, Participação e Inclusão” e duas linhas de pesquisa: “Ocupação, cuidado e funcionalidade” e “Ocupação, políticas públicas e inclusão social”. Tem-se como objeto principal de investigação do estudo da Ocupação, com foco na análise da participação das pessoas em situações de vida no que tange às tendências e perspectivas da inclusão social.

A linha de pesquisa “Ocupação, cuidado e funcionalidade” tem como propósito a investigação da influência de fatores intrínsecos (inerentes ao próprio indivíduo) e extrínsecos (relacionados ao ambiente, especificamente, no que se refere a produtos e tecnologia) na ocupação. Além disso, enfatiza a compreensão das estratégias de cuidado (avaliação e intervenção) para prevenção, promoção e recuperação da funcionalidade sob perspectivas transdisciplinares.

A segunda linha, intitulada “Ocupação, políticas públicas e inclusão social” tem como foco compreender os papéis ocupacionais a partir das dimensões socioeconômica e relacional, analisando como os aspectos sociais impactam nas oportunidades ocupacionais e na construção da cidadania de diferentes grupos populacionais (sejam vinculados à questão de gênero, raça, estigma, cultura, entre outros); investigar condições de risco e de proteção, sobre bem-estar e a participação; bem como analisar a implementação das Políticas Sociais; compreender as estratégias de inclusão social e como o Estado, por meio das políticas públicas, atende às necessidades e as demandas que tangenciam as vivências ocupacionais (trabalho, lazer, estudo, cultura, atividades domésticas e cotidianas).

O corpo docente do curso é composto por professores doutores, em sua maioria, do departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e de instituições parceiras (UFTM e UNB).

A seleção dos interessados ocorrerá no primeiro semestre de 2019, para início do curso em agosto de 2019. Em breve, informações sobre o processo de seleção estarão disponíveis.