Laboratório BIOLAB da EEFFTO promove atividades para alunos do COLTEC/UFMG em comemoração ao dia Nacional da Biomecânica | EEFFTO - UFMG

12/04/2019 | 09:51

Por Cíntia Militina

No dia 10 de abril foi celebrado o “Dia Nacional da Biomecânica” que tem como objetivo divulgar a Biomecânica para alunos do ensino fundamental e ensino médio. Para marcar a data, o laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), na figura de seu coordenador e professor André Gustavo também membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e dos alunos do BIOLAB, recebeu os estudantes do primeiro ano do ensino médio dos cursos de Analises Clínicas e Química, os professores Daniel Marchetti Maroneze, Gisele Brandão de Oliveira, ambos do setor de Biologia e a professora  Maria Aparecida de Souza Gerken do Setor de Educação Física, todos do Colégio Técnico/UFMG (COLTEC)

Professores do COLTEC/UFMG participaram da atividade. Gisele Brandão, Maria Gerken e Daniel Marchetti.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra que foi realizada no Mini auditório da EEFFTO, ministrada pelos membros do BIOLAB composto por alunos de graduação, doutorado e mestrado. Foram apresentadas diversas possibilidades de utilização da Biomecânica nos Esportes.  Em seguida os estudantes puderam vivenciar várias práticas relacionadas aos projetos que são desenvolvidos no laboratório de Biomecânica da EEFFTO.

Coordenador do BIOLAB, André Gustavo destacou a importância dessa atividade tanto para os alunos quanto para a Universidade e acredita que essa troca pode contribuir muito para abrir novos horizontes na vida desses estudantes.

“Esse momento pode despertar nos alunos, o interesse pela aplicação da física que geralmente é uma área em que eles tem muita dificuldade e quando eles vem os conceitos mecânicos aplicados ao esporte, conseguem vislumbrar outras possibilidades distintas das que são ensinadas na grade do ensino médio. Já a Universidade proporciona uma excelente oportunidade para que esse intercâmbio aproxime mais os alunos e quem sabe ter alunos interessados em cursar Educação Física e depois realizarem pesquisas na área de Biomecânica”, ressaltou.

André Gustavo é coordenador do Laboratório de Biomecânica da EEFFTO.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Discente do curso de Química do COLTEC/UFMG, Rafael Mendes elogiou a atividade proporcionada para ele e os demais colegas e destacou que poder viver a prática ajuda esclarecer tudo que é ensinado em sala de aula.

“Participar desse evento foi muito divertido. Consegui descobri coisas interessantes. Tivemos uma competição entre os amigos, foi muito bom poder participar. Essa experiência é sensacional porque temos muito mais prática do que temos em sala de aula, é muito bom fugir um pouco da teoria”, disse.

"Depois desse aprendizado eu espero que em sala de aula possamos fazer mais atividades práticas. Tentar unir a teoria com a prática para um maior conhecimento".
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Há 25 anos como professora no Colégio Técnico da UFMG, Maria Aparecida de Souza Gerken, relatou sobre o convite em fazer parte desse evento e poder proporcionar aos seus alunos um maior conhecimento sobre tudo que é discutido em sala de aula.

“Recebemos o convite para participar do “Dia Nacional da Biomecânica” na EEFFTO e eu fiquei muito feliz. Achei que era uma atividade pertinente com os trabalhos e pesquisas que fazemos no colégio, não que a gente tenha acesso na escola a tantos conhecimentos de forma especifica e detalhada, mas o momento é muito importante para os estudantes perceberem como o movimento pode ser estudado e o quanto de pesquisa tem sido produzido nessa área”, ressaltou.

Maria Gerken agradeceu ao professor André, a equipe do BIOLAB e toda a EEFFTO pelo convite e acredita que novos alunos terão a oportunidade de participar desse evento.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Maria Gerken ainda destacou que a participação dos alunos nessa atividade irá mudar completamente o pensamento deles em sala de aula e irá abrir novos horizontes.

“Nessa experiência nossos alunos estão vendo em detalhes, várias possibilidades de estudo do movimento. Então acredito que eles não chegarão mais nas aulas de educação física, da mesma forma. Eles já foram transformados nesse momento, pelo tanto de conhecimento passado. Eles vão ampliar os horizontes de pesquisa e de trabalho porque no colégio eles têm uma formação de excelência e essa parceria só vem acrescentar esse processo de produção de conhecimento, de olhar o outro, olhar a educação física, os esportes e as pessoas de forma diferente e mais ampliada”, concluiu.