Instalações dos Laboratórios LAM e LADIRE são inaugurados na UFMG | EEFFTO - UFMG

Instalações dos Laboratórios LAM e LADIRE são inaugurados na UFMG

25/06/2019 | 15:00

Por Assessoria EEFFTO*

No dia 18 de junho, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) inaugurou os laboratórios LAM (Laboratório de Análise do Movimento) e o LADIRE (Laboratório de Estudos da Dor, Inflamação, Reabilitação e Envelhecimento). O evento foi realizado no Auditório Principal da Unidade e contou com a presença da Magnifica Reitora da UFMG Sandra Goulart Almeida, o Presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), General Waldemar Barroso Magno Neto, o Vice-Reitor da UFMG, professor Alessandro Fernandes Moreira, o Diretor, Gustavo Pereira Côrtes, a Vice-Diretora, que também é coordenadora do LADIRE, Lygia Paccini Lustosa e o professor do Departamento de Fisioterapia, Sérgio Teixeira da Fonseca, responsável pelo LAM.

Os integrantes do LAM realizaram uma demonstração em um dos equipamentos utilizados para análise dos movimentos
Foto: Mariana Silva/ Assessoria EEFFTO

Na cerimônia de abertura do evento, o diretor Gustavo Pereira Côrtes, falou sobre a relevância dos espaços destinados aos laboratórios do LAM e LADIRE, bem como, sobre o início do projeto e o período de obras.

"É importante ressaltar, nesse momento de dificuldades financeiras que o país vive, a dimensão de concretizarmos uma obra que se iniciou a tanto tempo. Os preparativos para o projeto foram iniciados em 2004, período em que o professor Jaime era o pró-reitor de pesquisa. A ideia foi executada somente em 2007, a partir daí, ao longo de 12 anos, ocorreram algumas adequações no projeto de concretização da obra, de planejamento das ações e execução final do processo", disse.

"Uma obra paralisada na porta de entrada da Escola durante 11 anos foi penoso para toda a comunidade".
Foto: Iago Proença/ Assessoria EEFFTO

O Diretor ainda destacou que mesmo com a paralisação da construção, o trabalho e o envolvimento da direção da EEFFTO para que a obra fosse concluída foi muito importante.

"Em 2013, a obra, aproximadamente 75% concluída, foi totalmente paralisada. No ano passado, o esforço coletivo tanto da Lygia quanto meu e a participação da escola na comissão de obras da universidade, foram fundamentais para levar essa questão a comissão e estabelecer uma parceria com a reitoria, para que a edificação pudesse ser finalizada", acrescentou.

A  reitora Sandra Goulart Almeida agradeceu o suporte da Finep nas obras de infraestrutura realizadas dentro da Universidade pela Financiadora.

"Pretendemos concluir as demais obras paralisadas e contamos com a parceria da Finep".
Foto: Mariana Silva/ Assessoria EEFFTO

"É uma grande satisfação estar aqui hoje na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional nesse momento que é tão especial para a Escola e também para a UFMG que é a inauguração dos laboratórios LAM e LADIRE, que conta com o apoio e financiamento da FINEP", falou.

O  General Waldemar Barroso, disse que essa foi a primeira inauguração que realiza como presidente da Finep e que uma construção financiada pelo setor público deve ser comemorada, no momento atual do Brasil.

“Estou a quatro meses no cargo e essa é a primeira inauguração que eu faço".
Foto: Mariana Silva/ Assessoria EEFFTO

"Eu quero destacar o comprometimento da UFMG, dos professores e das pessoas da Finep para que um empreendimento como esse tivesse início, meio e fim. Mostrando que uma Universidade, sabendo utilizar o recurso público, consegue realizar e apresentar bens para a sociedade”, declarou.

A coordenadora do LADIRE, e vice-diretora da EEFFTO professora Lygia Paccini citou a finalidade do Laboratório, que já gerou 40 dissertações e teses e a publicação de 100 artigos. Ela disse ainda que o trabalho é realizado em parceria com a USP de Ribeirão Preto, Unicamp e UFRJ.

Segundo Lygia, já foram formados no LADIRE 25 mestres, 22 doutores e 3 residentes de pós-doutorado
Foto: Iago Proença/ Assessoria EEFFTO

“O LADIRE foi criado para atender as demandas da linha de pesquisa Saúde e Reabilitação do Idoso, do Programa Ciência da Reabilitação, à época não estava aqui, a professora Leani Souza Máximo Pereira participou do início do projeto. O laboratório tem como objetivo investigar o impacto da dor e dos processos inflamatórios no envelhecimento humano e na reabilitação dos idosos”, explicou.

O coordenador do LAM, professor Sérgio Fonseca, também explicou o propósito do Laboratório, que já formou 72 mestres, 19 doutores e 9 residentes de pós-doutorado.

"Nossas pesquisas vão melhorar a atenção à saúde das pessoas, que é o grande foco"
Foto: Mariana Silva/ Assessoria EEFFTO

"O LAM é um laboratório de análise de biomecânica do movimento humano. A gama de estudos que pode ser feita é bem grande. Hoje nós temos a capacidade de analisar o movimento em detalhe de qualquer articulação que a gente queira e também a relação do movimento de uma articulação com outra".

Após a cerimônia, os participantes da mesma visitaram os laboratórios inaugurados. No LAM, ainda foi demonstrado como é realizada a análise dos movimentos.

*Cintia Militina, Iago Proença, Mariana Silva e Thiago Peruch