Revista da UFMG tem novo site | EEFFTO - UFMG

Revista da UFMG tem novo site

11/10/2013 | 13:13

Acaba de entrar no ar o novo site da Revista da UFMG, produzido pela Diretoria Web do Centro de Comunicação (Cedecom). O site pode ser acessado pelo link.

O visitante consegue navegar pelos textos do volume 19 da Revista, que tem como tema o Corpo. A edição virtual do volume 20, nº 1, que tem o tema Cidades, poderá ser acessada a partir do dia 15 de outubro, data em que acontece também o lançamento da versão impressa do volume.

O evento de lançamento acontece às 10h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha, e é aberto a toda a comunidade acadêmica. A estreia da nova edição será celebrada com o debate A arte, a filosofia e a política na cidade.

Participam da mesa de discussões o crítico e historiador de arte Frederico Morais e os professores Jacyntho José Lins Brandão, da UFMG, e Luiz Jorge Werneck Vianna, da PUC-Rio.+

A urbe em crise

O volume 20 (nº 1) da Revista da UFMG reúne abordagens transversais sobre as cidades por meio de 15 artigos, além de um manifesto cultural, um poema e uma entrevista com Frederico Morais, hoje um dos mais reputados organizadores de exposições e eventos artísticos do país.

Além disso, a edição traz pela primeira vez ao público de língua portuguesa o texto Para além de postmetropolis, do geógrafo americano Edward Soja, e Construir a cidade genérica, do filósofo espanhol Francisco Jarauta, dois trabalhos de grande repercussão internacional.

Para o professor Maurício José Laguardia Campomori, membro da comissão editorial e do conselho editorial da Revista, a discussão do tema tem uma importância fundamental no cenário atual. “Vivemos um tempo em que a instituição cidade, como um todo, está em crise. E não só no que diz respeito à sua estrutura física, mas também em relação a uma ampla incapacidade de atendimento às demandas da população”, aponta.

“É uma crise que também diz respeito ao aspecto político das cidades, e isso não é uma particularidade do caso brasileiro: a crise vai da política às questões condicionantes, como a mobilidade urbana, o transporte, a moradia, a segurança, os direitos republicanos, como o direito à saúde, à cultura, o direito de ir e vir”, afirma Maurício, que também é pró-reitor adjunto de planejamento e desenvolvimento da Universidade.

Mas há fatores agravantes para o caso brasileiro, segundo Campomori, lembrando que o Brasil viveu nos últimos 50 anos um processo de urbanização sem paralelo no mundo. "Chegamos a um patamar em que cerca de 90% da população é urbana. Esse processo nos conduziu a desequilíbrios que precisam ser discutidos e estudados para que possam ser superados”, defende.

O volume 20 da Revista da UFMG foi tema de matéria da edição 1.839 do Boletim UFMG. O texto pode ser acessado por meio do link.

Novo site

Além da nova proposta estética, o novo site da Revista da UFMG também traz funcionalidades mais avançadas. A principal delas é que o site, agora, é completamente responsivo, ou seja, ele se adapta à plataforma por meio da qual está sendo acessado, de forma a manter a sua melhor exibição, seja em celular, computador ou tablet.

Isso implica, por exemplo, rediagramação automática da página quando o acesso é feito por meio de um celular de baixa resolução, por exemplo. Tudo de forma a propiciar a melhor experiência ao visitante.

“A presença da Revista no ambiente virtual da internet é importante, à medida que potencializa a sua divulgação e lhe dá maior visibilidade, atraindo mais leitores e estimulando pesquisadores a contribuir crescentemente com a publicação”, afirma a professora Heloisa Soares de Moura Costa, do Instituto de Geociências da UFMG, integrante do conselho e editora executiva da Revista.

No site, o visitante pode folhear ou baixar as edições. Já no que diz respeito à estética, destaca-se, entre as novidades, que as cores e imagens das páginas das edições dialogam com o projeto editorial da versão impressa. Nesse sentido, o cabeçalho da página inicial de cada edição traz uma imagem do volume em questão.

Temas específicos, abordagens transdisciplinares

A Revista da UFMG foi relançada em dezembro de 2012 depois de interrupção de mais de 40 anos. Nesta nova etapa de sua trajetória, a Revista se dedica a desenvolver, a cada edição, um tema específico em abordagens transdisciplinares, reservando espaço fixo para abrigar uma entrevista e artigos de autores estrangeiros significativos.

Até 31 de outubro, a publicação receberá propostas de manuscritos para sua terceira edição (volume 20, nº 2), que abordará o tema Água. A chamada de artigos e as normas para a publicação podem ser acessadas no novo site.

Redação: Cedecom