Pesquisa da EEFFTO analisa relação entre a dor lombar e as condições climáticas | EEFFTO - UFMG

Pesquisa da EEFFTO analisa relação entre a dor lombar e as condições climáticas

15/07/2014 | 12:15

O brasileiro Daniel Steffens realizou recentemente a pesquisa Weather does not affect back pain: results from a case-crossover study, que teve como objetivo investigar se fatores meteorológicos como temperatura, precipitação, velocidade de rajadas de vento e pressão atmosférica influenciam o desencadeamento da dor lombar. A pesquisa teve grande repercussão internacional, sendo divulgada em mais de 130 portais da internet, dentre eles o The Washington PostYahoo News,Science Daily e Fox News.

Daniel teve interesse por tal assunto já que frequentemente pacientes com dor musculoesquelética relatavam que seus sintomas variavam de acordo com o clima. E, até então, alguns estudos relatavam que o clima frio ou úmido, por exemplo, influenciavam negativamente a dor de alguns pacientes. Porém, apesar da frequência com que tal informação é divulgada, há poucos estudos aprofundados sobre o assunto, o que motivou Daniel a pesquisar o tema em sua tese de doutorado.

O estudo foi publicado na íntegra na Arthritis Care & Research uma revista da American College of Rheumatology (ACR) e reportou uma clara evidência de que o tempo não tem um efeito importante no desencadeamento da dor lombar aguda. Dentre os resultados descobriu-se que a exposição ao vento de fato aumentam as chances de desencadeamento da dor lombar aguda, porém o efeito é mínimo e clinicamente não importante. Há muitos fatores mais importantes que devem ser considerados no surgimento de um episódio de dor, como por exemplo, a maneira de sentar, fadiga e até fatores psicológicos como estresse. Segundo Daniel, o foco deve ser dado a estes e outros fatores de risco.

Daniel explica que outras condições musculoesqueléticas, como artrite reumatoide, não foram incluídas na pesquisa. “Nossos resultados não devem ser extrapolados a tais condições. Outro ponto importante é que os dados foram coletados em Sydney, que tem um clima temperado, e não se pode descartar que em países com condições climáticas mais extremas, um resultado diferente poderá ser obtido”, explica.

A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso-cruzado em clínicas de atendimento primário em Sydney, na Austrália, no qual 993 pacientes com um episódio súbito e agudo de dor lombar foram recrutados de outubro de 2011 a novembro de 2012. Dados demográficos e clínicos foram coletados de cada paciente por meio de entrevista. Já os parâmetros meteorológicos foram obtidos através do Bureau de Meteorologia Australiano durante todo o período do estudo (parâmetros do tempo imediatamente antes do início do episódio de dor lombar comparado com dois períodos anteriores – uma semana e um mês antes do início da dor).

A pesquisa de doutorado de Daniel foi orientada por Chris Maher, da Universidade de Sydney, com co-tutela da professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais, Leani Souza Máximo Pereira. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG tem um acordo de cotutela com o The George Institute for Global Health, da Universidade de Sydney. Nessa modalidade de convênio o aluno de doutorado tem dois orientadores, um no Brasil e outro na Austrália e recebe o título de doutor pelos dois países.

Essa parceria iniciou-se com a ida da professora Leani para Sydney em 2010 para cursar pós-doutorado no instituto e foi formalizada em 2011 pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Além disso, participaram como coautores da pesquisa Qiang Li, Manuela Ferreira (também brasileira), Bart Koes e Jane Latimer. Na opinião da professora Leani, o estudo foi muito divulgado devido à popularidade do tema, que é de interesse de toda a comunidade. “O diferencial é que essa pesquisa veio refutar crenças, mitos e até estudos anteriores que associavam as mudanças climáticas ao aumento da dor lombar. O estudo foi muito robusto e tudo foi monitorado com bastante atenção e precisão”, ressalta a professora.

Além dessa parceria entre as duas universidades, vários professores do The George Institute já participaram de atividades da Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da EEFFTO. Atualmente está em desenvolvimento um estudo multicêntrico internacional epidemiológico entre Brasil, Austrália e Holanda acerca da dor lombar em idosos. Leani ressalta dizendo que as parcerias internacionais contribuem para a visibilidade e crescimento do programa de pós-graduação da Escola.