Ginasta da EEFFTO consegue colocação inédita em mundial | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Ginasta da EEFFTO consegue colocação inédita em mundial

22/07/2014 | 16:20

 

A ginasta Thamires Rebeca Santos Silva, atleta da UFMG, conseguiu no Mundial de Ginástica Aeróbica uma colocação inédita para a modalidade. Thamires ficou com a 5ª posição nas finais da categoria Individual Feminina no Mundial de Ginástica Aeróbica Age Group.

O Campeonato aconteceu em junho deste ano, em Cancun, México. A treinadora da equipe brasileira, professora da EEFFTO, Kátia Lemos, ressalta a classificação dos atletas da UFMG em primeiro lugar nas seletivas promovidas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). “Todos os atletas são de muito talento, de alto nível e treinam muito. Estamos felizes com os resultados e pretendemos estar ainda mais preparados para as próximas competições”, disse Kátia. 

Além de Thamires, atletas da UFMG da delegação brasileira participaram também da competição na modalidade trio, conquistando o 9º lugar, e no campeonato adulto (18 anos ou mais) no individual masculino e dupla mista, conquistando respectivamente a 13° e o 18° colocação.

"Eram cerca de 52 países competindo, disputamos com os melhores do mundo. Os atletas da UFMG foram responsáveis pelas maiores notas e melhores participações." conta a professora. Feliz com os resultados, Kátia lamenta não ter alcançado uma medalha. "Como treinadora deveria estar mais atenta, sucumbimos à mercê de pequenos erros. Tínhamos nível para voltar com pelo menos uma medalha."

Atualmente, o clube de ginástica aeróbica da UFMG é campeão brasileiro e recebeu, pelo quinto ano seguido, o troféu Eficiência CBG, que é dado anualmente para clubes de maior resultado. Além disso, ganharam quatro ouros no Pan-Americano que aconteceu ano passado.

Apesar dos resultados expressivos, falta patrocínio. Segundo Kátia, a saída encontrada para angariar verba para as viagens e gastos da equipe, são os festivais de cachorro-quente, cupcakes, venda de rifas, camisas e apresentação de projetos.

O projeto

O projeto existe desde 1996 e foi criado pela professora Kátia. "Recebemos todos. Não há processo de seleção. Famílias e crianças devem aceitar nossas regras. Durantes o período aqui, avaliamos trimestralmente. Os que demonstram interesse, habilidade e capacidade passam do aperfeiçoamento para pré-equipe e desta para a equipe principal", explica. Os atletas treinam 6 dias por semana, de 4 a 5 horas por dia, onze meses por ano.

Kátia destaca o caráter de integração do programa. "Trabalham conosco nutrição e fisioterapia. Através de pesquisa e estagiários tudo se ajuda. Todo conhecimento que produzimos aqui tem acesso para todos." e lembra que em clubes, dada a competitividade, o conhecimento se restringe para eles. Existe um trabalho conjunto da graduação, extensão e pesquisa, contando com parceria com os laboratórios de prevenção de lesões, o de psicologia do esporte, e o laboratório de biomecânica.

Atualmente o clube de ginástica aeróbica da UFMG é o mais respeitado do país, e participará ainda este ano do campeonato brasileiro e do Pan-Americano. Em 2015, participarão da 1ª etapa da Copa do Mundo de ginástica na França e da 2ª no Japão. Já em 2016, acontece o próximo campeonato mundial, realizado a cada 2 anos.