Estudo revela que a caminhada é a atividade física preferida dos brasileiros | EEFFTO - UFMG

Estudo revela que a caminhada é a atividade física preferida dos brasileiros

23/07/2014 | 15:00

Um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP), de autoria do professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG (EEUFMG), Rafael Moreira Claro, e dos pesquisadores da Universidade de São Paulo, Thiago Hérick de Sá e Leandro Martin Totaro Garcia, concluiu que a caminhada é a atividade física de lazer mais praticada pelos brasileiros.

Para chegar a esse resultado foram consultados dados de entrevistas feitas pelo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2012, com adultos residentes em todas as 27 capitais do país, com o objetivo de avaliar quais os tipos de atividades físicas mais praticadas pela população.

Logo após a caminhada, que teve 18,1% de adesão entre os entrevistados, ficaram a musculação/ginástica (11,2%), o futebol (7,2%) e a corrida (3,1%). Já a quinta atividade mais praticada no lazer, tanto por homens quanto por mulheres, com 2% nos resultados, é a bicicleta. Na seqüência, estão modalidades como natação e hidroginástica, entre outras.

Rafael Claro observou a necessidade de se oferecer condições básicas satisfatórias para o desenvolvimento dessas práticas esportivas. “O grande número de pessoas que fazem da caminhada e da corrida suas atividades físicas (mais de um quinto da população) destaca a importância da manutenção das condições adequadas para a realização dessa atividade nas grandes cidades, como a conservação de calçadas, parques e praças”.

Em Belo Horizonte, os dados seguiram a tendência demonstrada a nível nacional. 21,5% dos entrevistados afirmaram praticar caminhada. No extremo oposto, apenas 1,5% disse ser adepta do uso da bicicleta como atividade de lazer. “A estagnação do ciclismo nas capitais pode ser associada à escassez cada vez maior de áreas seguras para o uso da bicicleta”, explica Rafael.

O professor também chamou atenção para a redução da pratica do futebol, esporte mais popular do país. “É curioso que a prática dessa atividade esteja diminuindo em um momento em que o número de telespectadores do esporte esteja em alta”.

O estudo está previsto para ser publicado como artigo na revista científica International Journal of Public Health, com o título: "Frequency, distribution and time trends of types of leisure-time physical activity in Brazil, 2006–2012".

Redação: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG