Fórum Mundial de Dislexia será realizado na UFMG e terá ênfase no treinamento | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Fórum Mundial de Dislexia será realizado na UFMG e terá ênfase no treinamento

28/07/2014 | 14:26

 

II Fórum Mundial de Dislexia, que integra série de cinco eventos promovidos em todo o mundo, por iniciativa da Unesco, será realizado no campus Pampulha entre os dias 17 e 20 de agosto. As inscrições para o evento poderão ser feitas até a véspera da abertura na página eletrônica da Fundep.

As atividades serão desenvolvidas no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), e a programaçãopode ser acessada aqui.

O Fórum pretende explorar duas linhas de pesquisa afins: o desenvolvimento das habilidades linguísticas de crianças em diferentes línguas e o treinamento de professores para identificar e ensinar crianças disléxicas. Grande parte das discussões vai envolver as primeiras aplicações das versões francesa, inglesa e brasileira do Curso de Treinamento de Professores intitulado “Aprendizagem Online”. Serão discutidos também o esforço de motivar as autoridades brasileiras a adotar o curso e o estímulo ao desenvolvimento de versões equivalentes à brasileira em outros países lusófonos.

Além disso, o Fórum oferecerá sessão chamada World Profile, na qual representantes de cada uma das seis línguas oficiais da Unesco – árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol – apresentarão relatos dos trabalhos sobre “A melhor prática no ensino da leitura e da escrita”, desenvolvidos a partir de 2010. Por fim, pesquisadores brasileiros e estrangeiros e autoridades na área da educação discutirão experiências de políticas públicas bem-sucedidas que possam ser tomadas como referência para a orientação de medidas e ações no Brasil.

Redação: Cedecom