Equipe de natação da UFMG se prepara para os Jogos Universitários Brasileiros | EEFFTO - UFMG

Equipe de natação da UFMG se prepara para os Jogos Universitários Brasileiros

29/07/2014 | 13:26

O período de treinamento dentro e fora das piscinas foi recompensado. Em uma das primeiras participações de uma equipe de natação da UFMG nos Jogos Universitários Mineiros (JUM’s), o time trouxe para casa o troféu de vice-campeão geral da competição. Com pelo menos quatro atletas classificados para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) deste ano, os nadadores regressam aos treinos esta semana e o time fará seleções para que novos atletas sejam recrutados.

Em contraste com a delegação da Universidade sede e campeã da modalidade, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que era constituída por 14 atletas, a equipe da capital foi representada por apenas 6 nadadores, os quais ganharam pelo menos uma medalha cada um, levando a UFMG à conquista do vice-campeonato. Dadas às circunstâncias, este resultado agradou bastante a comissão técnica da equipe de natação da UFMG. A treinadora Luiza Vieira comandou o time nesta ocasião e foi quem iniciou o processo de treinamento com os atletas em fevereiro deste ano e já conseguiu colher resultados do trabalho realizado. Além dos treinamentos na piscina da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, os vice-campeões também realizam, como parte da preparação física, treinos na sala de musculação da Escola.

A rotina de treinamentos aliada à programação desenvolvida para a participação no JUM’s foi determinante para o bom desempenho dos atletas da UFMG. A presença de outro membro da comissão técnica, Romel Corgosinho, também foi fundamental para a performance satisfatória dos atletas da “Federal da Capital”. Ele auxiliou no planejamento e controle das sessões de treinamento realizadas na UFV, além de assistir os atletas sempre quando necessário, dentro ou fora do ambiente aquático.

Já em Belo Horizonte e após uma semana de descanso, os nadadores regressam aos treinos a partir de hoje, 29 de julho, visando agora o Campeonato Brasileiro Universitário (JUB’s), que acontecerá na cidade de Aracaju, entre os dias 29 de outubro e 09 de dezembro. As sessões de treinamento acontecem com uma frequência de, pelo menos, três vezes por semana, intercalando treinos na piscina e preparação física. Com pelo menos 4 atletas classificados para os JUB’s a equipe retorna à Universidade com mais força e determinação, o que motiva o alcance de um objetivo ainda maior: representar bem a UFMG no Campeonato Nacional.

Mas a equipe não deseja parar por aí. Idealizando não apenas a conquista do título brasileiro, os representantes da natação da UFMG pretendem também aumentar e qualificar ainda mais o seu plantel, de forma a representar a UFMG também em outras competições nos próximos anos. Desse modo, ocorrerão nos meses de agosto e outubro seletivas na piscina da Escola de Educação de Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), a fim de recrutar novos atletas para equipe. Tais eventos serão divulgados na página do facebook da Associação Atlética Acadêmica da EEFFTO. Assim, o plano de fortalecer o esporte competitivo universitário permanece em vigor.

Confira abaixo a lista dos atletas medalhistas dos JUM's:

• Camila Cotta (Educação Física) – Ouro nos 100m peito, 200m costas, 200m peito, 400m medley, 800m livre e revezamentos 4x100m livre, 4x100m medley e 4x200m livre.
  • Ilka Uematu (Odontologia) – Ouro nos 100m borboleta e revezamentos 4x100m livre, 4x100m medley e 4x200m livre; Prata nos 50m borboleta, 50m livre, 200m medley, 400m livre.
  • Larissa Vieira (Educação Física) – Ouro nos 100m livre e revezamentos 4x100m livre, 4x100m medley e 4x200m livre; Prata nos 200m livre; Bronze nos 50m borboleta e 50m costas.
  • Natália Lelis (Educação Física) – Ouro nos revezamentos 4x100m livre, 4x100m medley e 4x200m livre; Bronze nos 100m peito e 100m livre.
  • Alipio Barbosa (Engenharia Elétrica - Doutorado) – Bronze nos 1.500m livre.
  • Nicolas Santos (Educação Física) – Ouro nos 200m borboleta e 200m livre; Bronze nos 100m borboleta e 50m borboleta.