Projeto de extensão na UFMG promove intervenção com terapias para profissionais de saúde na linha de frente do combate ao Coronavírus | EEFFTO - UFMG

03/04/2020 | 14:03

Via Cedecom

Para os profissionais de saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício em situações de pandemia, acrescido do risco de adoecer, podem gerar ansiedade e depressão. Pensando em dar suporte a esses profissionais, a Divisão de Enfermagem do Hospital das Clínicas da UFMG (DIVE) propôs uma intervenção com as terapias alternativas Auriculoterapia e Reiki em parceria com o projeto de extensão da Escola de Enfermagem (EEUFMG) da UFMG Práticas Integrativas em Saúde, coordenado pela professora Tânia Couto Machado Chianca.

A pós-doutoranda da EEUFMG e enfermeira da DIVE, Isamara Corrêa Lemos, afirmou que a ação será destinada aos membros das equipes de saúde que irão prestar assistência aos pacientes com Covid-19.

“As atividades propostas visam colaborar com a equipe nesse momento de adversidade, demonstrando apoio, solidariedade e cuidado aos profissionais que estarão na linha de frente, especialmente a enfermagem”, explica.

A auriculoterapia, ou acupuntura auricular, é uma alternativa de tratamento que estimula pontos na orelha responsáveis por diferentes áreas do cérebro. Quando corretamente estimulados, os também conhecidos como acupontos, ativam as conexões entre corpo, órgãos e mente, criando uma condição de equilíbrio que pode trazer benefícios à saúde da pessoa. Já o método reiki, criado pelo japonês Mikao Usui, é um sistema natural, que envolve a transferência de energia vital que faz com que o corpo fique em equilíbrio, gerando sensação de bem-estar, melhorando o humor e promovendo a saúde física.

A equipe responsável pelas terapias é composta pela professora Célia Maria de Oliveira, pela enfermeira e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Bianca Bacelar de Assis, pela aluna de graduação em Enfermagem na EEUFMG e bolsista de iniciação cientifica Cristiana Mattos Camargos de Oliveira e pelo aluno de graduação em Física na UFMG Patrick Gonçalves Mendes.