Ginástica Aeróbica UFMG reinaugura ginásio na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Ginástica Aeróbica UFMG reinaugura ginásio na EEFFTO

29/10/2020 | 16:39

Na última terça-feira (27), o Projeto de Ginástica Aeróbica Esportiva da UFMG, coordenado pela professora Kátia Lucia Moreira Lemos do Departamento de Esportes da UFMG, reinaugurou o Ginásio Professora Theresinha Bomfim, que fica no prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). A cerimônia de reinauguração do espaço contou com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e do diretor da EEFFTO, Gustavo Pereira Côrtes, além de professores da instituição. Também foram apresentados os protocolos de biossegurança que serão seguidos pela equipe de atletas no retorno às atividades.

O diretor da EEFFTO, Gustavo Pereira Côrtes; a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; e a coordenadora do projeto, Kátia Lucia Moreira Lemos, durante a reinauguração (Foto: Franco Noce)

O Ginásio havia sido atingido por um incêndio no dia 11 de setembro de 2019, perdendo parte do piso oficial, comprometendo parte da estrutura do piso do espaço, além de materiais necessários para a prática da atividade, o que restringiu a estrutura oferecida aos atletas.

“Não posso descrever em palavras o que senti ao chegar ao ginásio e ver tanta destruição, mas posso dizer que senti minha pele queimar como se fosse o piso e também a falta de ar como se toda a fumaça estivesse dentro de mim”, relatou a coordenadora do projeto, professora Kátia Lucia Moreira Lemos, durante a cerimônia de reinauguração. “Mas nós tínhamos uma agenda, um calendário de competição. Nós temos uma equipe muito forte, nacional e internacionalmente. Treinamos do jeito que deu, com as restrições. Mas eu nunca desisti”, reforçou a professora.

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; e a coordenadora do projeto, Kátia Lucia Moreira Lemos, durante a reinauguração (Foto: Franco Noce)

Ao longo do último ano, Universidade, EEFFTO e apoiadores diversos se reuniram em uma força-tarefa para reestruturar o local e proporcionar um espaço melhor de trabalho aos atletas.

Durante o período em que passou por reformas, a equipe seguiu com os treinos e o calendário de competições, ainda que com restrições. Nesse período, outra barreira se ergueu diante da equipe: a quarentena imposta pela necessidade de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Nos últimos meses, a equipe treinou, diariamente, em casa, por meios digitais.

“Foram seis meses em que treinamos virtualmente, todos os dias. Foi estressante, mas foi o que manteve o nível da equipe”, afirmou a professora.

Após a retomada gradual das atividades na UFMG, através do plano de retorno e protocolo de biossegurança da Universidade, os atletas retomaram também aos treinos presenciais. A preparação dos atletas, que é realizada todos os dias, no período da tarde, ganhou novos cuidados, como o distanciamento entre os integrantes da equipe, monitoramento da saúde dos participantes, além do uso constante do álcool gel e cuidado redobrado na limpeza do espaço.

Equipe de Ginástica Aeróbica Esportiva da UFMG (Foto: Franco Noce)

O Projeto de Ginástica Aeróbica Esportiva da UFMG nasceu em 1996 e, desde então, promove a formação esportiva gratuita para a comunidade interna e externa da Universidade; crianças, adolescentes e adultos de ambos os gêneros.