Tese de doutorado da EEFFTO recebe menção honrosa pela Capes | EEFFTO - UFMG

Tese de doutorado da EEFFTO recebe menção honrosa pela Capes

18/10/2013 | 12:00

A aluna da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Daniele Sirineu Pereira, recebeu menção honrosa pelo Prêmio Capes de Teses 2013 por sua tese de doutorado que estuda o envelhecimento. Ela foi homenageada pelo seu estudo sobre "Interação entre os polimorfismos dos genes das citocinas TNF-lfa IL, IL10 e BDNF e os efeitos do exercício físico em idosos". "Foi um trabalho árduo, com avaliações criteriosas, então, esse reconhecimento é muito gratificante", afirma a aluna.

Com o aumento da população feminina idosa no país, a pesquisa sepreocupou em dar foco a esse grupo e estudar os mediadores inflamatórios (substâncias que participam, desencadeiam, mantém e amplificam os diversos processos envolvidos na resposta inflamatória), e em como a atividade física pode atenuar e influenciar esses mediadores. Mostrando que o exercício físico é uma das estratégias mais efetivas para a melhora da capacidade funcional do idoso.

Daniele comparou o efeito de dois programas de exercícios físicos: o de fortalecimento muscular e o aeróbico. A partir daí investigou a interação entre fatores genéticos, níveis plasmáticos do BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro), receptores solúveis (do fator de necrose tumoral alfa, interleucina-6 e interleucina-10) e a capacidade funcional do idoso. "Apesar de ter focado muito na genética, o estudo mostra muitas implicações clínicas. Um exemplo é a melhora dos sintomas depressivos nas idosas", explicou Daniele.

Foram mais de 400 idosas avaliadas no período de 3 anos e meio, com cerca de 25 pessoas envolvidas. Para a professora Leani, do Departamento de Fisioterapia e orientadora do trabalho, "foi um trabalho exaustivo, mas extremamente gratificante. É claro que a dedicação da equipe envolvida é muito importante, mas o mérito é da Daniele". Ainda, afirmou que a pesquisa tem importância tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade, "a tese abre portas para novas questões na área acadêmica e reafirma a importância da atividade física e seus múltiplos efeitos nos idosos".

A trajetória acadêmica de Daniele se deu toda dentro da EEFFTO. Concluiu sua graduação, especialização, pós-graduação, e agora cursa pós-doutorado na Escola. Em todas essas etapas esteve acompanhada da professora Leani, que é orientadora da aluna desde a especialização. "Possuímos muita afinidade acadêmica", afirma Daniele, que atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

A entrega do certificado da Capes será feita no dia 13 de dezembro em Brasília, a professora Leani e Daniele estarão presentes. No dia 24 de outubro, quinta-feira, a Reitoria da UFMG irá entregar um certificado de reconhecimento à tese da aluna, que ainda concorrerá à premiação de teses internas da universidade.

Confira o trabalho completo de Daniele neste link.

Prêmio Capes de Tese 2013

O Prêmio Capes de Tese 2013 selecionou sete pesquisas desenvolvidas na UFMG, que estão entre os melhores trabalhos de doutorado defendidos no país em 2012. Outras quatro teses receberam menção honrosa.

O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União no dia 2 de outubro de 2013.