Projeto da EEFFTO realiza diversas atividades para público da 3ª idade | EEFFTO - UFMG

Projeto da EEFFTO realiza diversas atividades para público da 3ª idade

10/08/2014 | 12:00

O projeto “Educação Física para a Terceira Idade” completou 20 anos de existência em 2013. No início da década de 1990, moradores do bairro Providência solicitaram ao Departamento de Educação Física da UFMG orientação para o desenvolvimento de atividades para o público da terceira idade. O grupo se fixou na Escola de Educação Física e tornou-se projeto de extensão apenas em 1993. Em 2003 vinculou-se ao Programa “Promovendo a Autonomia e a Independência do Idoso da Comunidade” e atualmente, o projeto atende cerca de 200 idosos, promovendo atividades variadas, como caminhadas, exercícios de equilíbrio e força, dança árabe e brincadeiras diversas.

Além das atividades rotineiras, os bolsistas que fazem parte do projeto e os coordenadores realizam passeios diferentes com os idosos. Dentre estes pode-se citar: passeio na praça da liberdade; pequena viagem para um sítio em Esmeraldas onde ficaram por um dia; ida a uma casa noturna de Belo Horizonte; e a Colônia de férias, que teve sua primeira edição em 2014.

O coordenador atual do projeto “Educação Física para a Terceira Idade” é o professor do Departamento de Esportes da EEFFTO, Franco Noce. Ele afirma que é uma experiência gratificante e esperam em breve ampliar a capacidade de atendimento. “Além de visarmos muito a parte científica do grupo, estamos trabalhando para melhorar as condições materiais e infa-estrutura geral do projeto. Vamos oferecer novas atividades e esperamos melhorar muito a satisfação dos idosos participantes.”, ressalta o professor. O “Ciclo de palestras RELATIVA IDADE” foi um dos exemplos de eventos científicos promovido pelos responsáveis pelo projeto, que visava a troca de saberes entre alunos e profissionais.

Alunos podem se voluntariar, e atualmente há 9 bolsistas que ministram as aulas. Vinícius Gomescursa Educação Física e é bolsista do projeto há 2 anos. “Desde 2012 ganhei 30 avós e avôs. Além de colaborar para minha formação acadêmica, o papel social é fundamental.”, disse Vinícius. A responsável pelas aulas de dança árabe experimental Vanessa Abdul participa do projeto desde 2011 e cita a importância da prática para a terceira idade. “No aprendizado eles memorizam sequências coreográficas, além de se interagirem e divertirem. A dança é uma atividade física que eleva a autoestima do idoso e faz bem para a saúde”, relatou Vanessa.

Os idosos elogiam o projeto e gostam muito de fazer parte dele. O aposentado Franter Rodrigues participa há 15 anos e disse que tem mais disposição e agilidade. “Meu sono é melhor e tenho mais qualidade de vida. Além disso conheci várias pessoas.”.

O desafio que mobiliza o grupo é superar a restrição de materiais e conseguir um melhor espaço físico para a realização das aulas. O projeto já possui 21 anos de tradição, o que resulta em grande procura. Podem participar idosos a partir de 60 anos e é só fazer a inscrição no Cenex da EEFFTO ou na sala do projeto. É cobrada uma taxa de 50 reais por semestre. Mais informações pelo telefone (31)3409-7440.