Projeto Escola em Duas Rodas seleciona parceiros e docentes | EEFFTO - UFMG

Projeto Escola em Duas Rodas seleciona parceiros e docentes

23/03/2021 | 13:57

O projeto de extensão “Escola em Duas Rodas: bicicleta, direito à cidade, mobilidade ativa e educação” está com vagas abertas para estudantes de graduação, pós-graduação e professores da educação básica para atuar na equipe. A atividade vai desde o planejamento e implementação do projeto, durante o período de pandemia, até a atuação como professores, no período de retorno presencial seguro nas escolas parceiras. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: claudio-m-oliveira@ufmg.br.

O projeto é coordenado pelo professor Cláudio Márcio Oliveira, da Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG), e tem como principal objetivo apropriar-se da bicicleta como parte integrante da cultura urbana e da cultura corporal de movimento no interior das escolas de Educação Básica.

As atividades são voltadas para a aprendizagem do andar de bicicleta por crianças, jovens e adultos e a ampliação do acesso às práticas corporais lúdicas da Cultura Corporal de Movimento dentro e fora da escola, promovendo a fruição de experiências lúdicas e estéticas a partir da bicicleta e outras formas de mobilidade ativa.

Por causa da pandemia de Covid-19, as atividades do projeto inicialmente se darão por reuniões remotas para formação teórica das pessoas envolvidas, bem como apresentar e discutir estratégias pedagógicas e as possibilidades de implementação após o retorno presencial e seguro das pessoas às escolas.