EEFFTO sedia congresso e seminário sobre Estudos do Lazer | EEFFTO - UFMG

EEFFTO sedia congresso e seminário sobre Estudos do Lazer

11/08/2014 | 17:00

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu entre os dias 06 e 08 de agosto o I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL) e a 15ª edição do seminário O lazer em debate. Com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, foram realizadas mesas-redondas e palestras com uma ampla abordagem sobre o lazer envolvendo educação, esporte, políticas públicas, atuação profissional e panorama das pesquisas desenvolvidas no Brasil.

Realizada no edifício CentroeQuatro, a abertura dos eventos contou com a conferência realizada pelo professor Raymond Hibbins, da Griffith Business School da Austrália. Hibbins, especializado na pesquisa e na pós-graduação na área, fez um panorama mundial sobre Estudos do Lazer e ressaltou a importância da realização de um congresso de nível nacional. “O Congresso é um marco muito grande nas pesquisas de Estudos do Lazer no Brasil”, revelou o professor. Ao final, Raymond Hibbins levantou questões referentes aos problemas enfrentados pela área e seu futuro acadêmico e profissional.

O contexto da América Latina na pesquisa e na pós-graduação em Estudos do Lazer foi a temática abordada pela mesa redonda do segundo dia. Composta pelos professores José Luis Cervantes (Unipuebla – México), Silvana Reneé Suárez (Universidad Nacional del Comahue – Argentina) e Christianne Luce Gomes (UFMG), a discussão passou por um panorama da área em diferentes países da América Latina e pelos problemas encontrados pelos pesquisadores.

O terceiro e último dia do I CBEL e da 15ª edição do seminário O lazer em debate contou com uma conferência realizada pelo professor da University of Calgary, Canadá, Robert Stebbins. O professor discorreu sobre as disciplinas no interdisciplinar campo do Lazer e os desafios para a Educação Superior. Stebbins listou uma série de definições atribuídas ao lazer em diferentes áreas do conhecimento e deu especial atenção à sociologia. “Um problema crítico nas ciências sociais é sua simplória definição de lazer”, revelou. Ao final, o professor levantou questões a serem discutidas a respeito dos desafios dos Estudos do Lazer e concluiu sua conferência.

Para o professor Sérgio Teixeira da Fonseca, diretor da EEFFTO, os eventos demonstram os avanços da área em âmbito nacional. “Os Estudos do Lazer atingiram a maturidade e não há mais a necessidade de se explicar o óbvio”, revelou o diretor. Ambos os eventos foram avaliados positivamente no decorrer do encerramento.

Clique aqui para conferir nossa galeria de fotos.