Yoga e meditação auxiliam na busca por melhor qualidade de vida | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Yoga e meditação auxiliam na busca por melhor qualidade de vida

27/04/2021 | 16:28

Por Ramon Ribeiro

O turbilhão de informações disponíveis e consumidas no mundo atualmente vem impactando no desafio de lidar com problemas mentais. Dados de uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde em 2019 revelam que quase 10% da população brasileira enfrentam transtorno de ansiedade. A “geração do cansaço” busca alternativas que permitam ampliar o modo de lidar com as informações. O yoga meditação é uma técnica cientificamente estudada e vem se destacando como uma alternatividade para gerar mais consciência em diversos âmbitos e, consequentemente, auxiliar no enfrentamento de questões físicas e mentais.

O yoga é uma prática iniciada na Índia, que vem recebendo cada vez mais reconhecimento e estudos que mostram os efeitos positivos na saúde humana. O yoga apresenta diversas ramificações, sendo cada especialidade focada em um método diferente para obter a internalização e consciência. O Kundalini Yoga é conhecido como Yoga da Consciência e promove a consciência corporal, mental e espiritual a partir de técnicas de ativação dos centros de energias muito relacionadas a meditação. Já a meditação tem sua origem no budismo, também na Índia, e consiste em meios que vão conduzir a mente a um estado de calma e clareza.

A prática do yoga e da meditação no dia a dia apresenta resultados na melhora da qualidade de vida no campo mental e físico. A Universidade Federal de Minas Gerais possui uma iniciativa de incentivo da prática de yoga chamada “Kundalini Yoga: estilo de vida e saúde mental”, coordenado por Jiwan Preet Singh, Rubens Lene Carvalho Tavares e pela professora Maria Cristina Rosa, docente do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO-UFMG) que comentou sobre os benefícios do yoga.

“O Kundalini Yoga trabalha com o fortalecimento dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico, além de melhorar a circulação sanguínea e a memória. Ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade, a depressão e os transtornos do sono, além de auxiliar no equilíbrio emocional", disse.

Prof.ª Maria Cristina Rosa, docente do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO-UFMG)

A união entre yoga e meditação é muito benéfica e praticada, a meditação está integrada como uma parte do Kundalini Yoga e auxilia na percepção e controle da mente. A meditação, segundo a Prof.ª Maria Cristina Rosa, pode ser praticada sozinha ao longo do dia e a consciência da respiração é muito poderosa e positiva para a mente. No cenário de isolamento atual, essa consciência pode ser essencial para se manter calmo e focado e melhorar o estilo de vida como um todo, reverberando também em hábitos alimentares, do sono e da rotina.  

“Com a prática da Yoga e/ou meditação você consegue lidar de maneira mais consciente com situações desafiadoras, como a que estamos vivendo. A mente fica mais focada, ficamos mais calmos e com maior clareza mental”, comentou.

A qualidade de vida é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma percepção individual da própria vida a partir dos valores e da cultura, envolvendo os relacionamentos e o bem-estar emocional, espiritual, físico, mental e psicológico. A docente Maria Cristina Rosa relaciona o yoga e a meditação como benéficos a qualidade de vida justamente por ajudarem a promover esse bem-estar mais amplo.

“Yoga e meditação são práticas que aumentam a qualidade de vida e o bem-estar, dando sensação de mais calma, paz, tranquilidade. Embora muitas poses possam ser desafiadoras, os ganhos são muitos”, contou.

São coordenadores do projeto Jiwan Preet Singh e Rubens Lene Carvalho Tavares