Atuação dos profissionais da fisioterapia no SUS, os impasses e a dimensão da atuação | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atuação dos profissionais da fisioterapia no SUS, os impasses e a dimensão da atuação

15/06/2021 | 16:48

Por Ramon Ribeiro*

A atuação do profissional da fisioterapia no Sistema Unificado de Saúde (SUS) vai além da reabilitação. Atualmente, devido à pandemia da COVID-19, a fisioterapia respiratória ganhou notoriedade, principalmente pelo impacto positivo e essencial para a recuperação de alguns casos. Contudo a fisioterapia tem uma vasta área de atuação e todas as suas funções são essenciais para a eficácia dos tratamentos.

O Sistema Unificado de Saúde (SUS) é de extrema importância para o país e tem um campo de atuação enorme, abrangendo as mais diversas necessidades dos seus milhões de pacientes. A professora do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG), Fabiane Ribeiro Ferreira, comentou sobre a generalidade e a pluralidade da formação do fisioterapeuta que o permitem exercer diversas funções no sistema de saúde público.

“O fisioterapeuta, dentro do SUS, atua nos três níveis de atenção à saúde. A atenção básica, onde estão os centros de saúde; a atenção secundária, onde estão os ambulatórios; nível ambulatorial e o nível de alta complexidade que são os hospitais”, disse.

A professora do Departamento de Fisioterapia, Fabiane Ribeiro Ferreira, destaca a generalidade e a pluralidade da formação do fisioterapeuta
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

A fisioterapia de reabilitação é muito comum e uma das mais conhecidas, contudo as formas de intervenção por meio da fisioterapia são bastante amplas. O fisioterapeuta está presente da ambulância ao hospital, até a clínica de reabilitação, aplicando os tratamentos necessários para cada indivíduo. A docente explicou, ainda, sobre a importância do profissional da fisioterapia.

“A fisioterapia tem uma cara reabilitadora porque ela nasce como uma profissão para reabilitar. O surgimento dela no Brasil foi junto à poliomielite e a guerra. Eu diria que todas as áreas são importantes. É importante o fisioterapeuta saber prevenir, avaliar, tratar e reabilitar, todas as funções são importantes”, explicou.

A prevenção é uma das funções da fisioterapia e apresenta um caráter amplo e completo, podendo ser aplicada em qualquer quadro que necessário e não apenas em pessoas saudáveis. Fabiane Ferreira esclarece que a prevenção é essencial em várias áreas da saúde, incluindo a fisioterapia e essa atividade pode ser desempenhada também em diversos níveis.

“A fisioterapia preventiva tem que estar presente em todos os níveis de atenção, a prevenção primária é para aqueles que não estão doentes, uma vez que a pessoa já está doente a gente faz a prevenção secundária, para evitar pioras, e uma vez que a pessoa já tem as consequências da doença temos a prevenção terciária”, comentou.

O profissional da fisioterapia tem um campo de atuação vasto e fundamental para o Sistema Unificado de Saúde, ocupando alguns níveis de atenção. É importante frisar a importância do SUS na sociedade brasileira, principalmente na atual crise de saúde mundial.

 

*Sob supervisão de Iago Proença.