Pesquisa vai ouvir bolsistas sobre Ciência sem Fronteiras | EEFFTO - UFMG

Pesquisa vai ouvir bolsistas sobre Ciência sem Fronteiras

21/08/2014 | 10:37

Bolsistas e ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras participam de estudo que vai avaliar o programa. As perguntas do questionário que está sendo aplicado pela equipe do Melhoria CsF, disponível nestesite, contemplam três períodos: antes, durante e após a mobilidade acadêmica. O objetivo é entender o aproveitamento dos estudantes e perceber dificuldades encontradas.

O estudo foi idealizado pela mestranda em Microbiologia da UFMG Thaysa Tagliaferri, integrante de rede bolsistas de programas de intercâmbio. Ela conta que a ideia surgiu após sua temporada na Università di Bologna, na Itália, em 2012. Thaysa foi selecionada por meio do primeiro edital do CsF.

Em um mês, cerca de 400 pessoas já responderam ao questionário. Os resultados parciais serão encaminhados à Capes e ao CNPq na próxima semana. “Assim que obtivermos o número de respostas necessário para que nossa amostra seja representativa, encaminharemos relatório com os resultados finais analisados estatisticamente e sugestões viáveis”, explica a estudante.

Melhoria CsF

O Melhoria CsF foi idealizado por meio do Realiza Rede, programa da Rede CsF - associação civil sem fins lucrativos, que reúne bolsistas e ex-bolsistas de programas de mobilidade acadêmica internacional e parceiros, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da educação no Brasil.

lém de Thaysa, a equipe é formada por Edmar Moreira (UFSJ), Guilherme Lobo (UFSCar), Marcelo Pinheiro (UFMT), Monique Gasparoto (USP) e Rafael de Matos Ribeiro (UFSJ). O Melhoria CsF conta também com o apoio de colaboradores da Rede CsF em várias regiões do país e do exterior.