Grupo Sarandeiros se apresenta em festival de folclore no Sul do país | EEFFTO - UFMG

Grupo Sarandeiros se apresenta em festival de folclore no Sul do país

21/08/2014 | 12:00

O Grupo de dança Sarandeiros da UFMG foi escolhido para representar o estado de Minas Gerais no XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que acontece até sábado, dia 23 de agosto. A programação do festival está disponível no site.

Fundado em 1980, o Sarandeiros chega a 35 anos em 2014 como um dos maiores e melhores grupos de dança voltados para a divulgação da cultura nacional. Além do trabalho artístico, os dançarinos mantêm parceria com a UFMG, por meio de cursos de extensão universitária que atingem mais de 500 pessoas por semestre, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Os cursos, voltados para o ensino e a valorização da cultura tradicional brasileira, mantêm cinco grupos estáveis de diversas etárias nos projetos Sarandeiros adulto, juvenil, infantil e mirim, que envolvem mais de 150 integrantes, e o Projeto Sarandoso, no qual participam pessoas com mais de 60 anos.

Em Passo Fundo, o grupo contará com dois diretores e 28 dançarinos, 14 integrantes do Corpo de Baile do Grupo Sarandeiros adulto e 14 crianças do Grupo Sarandeiros infantil, do Colégio Santo Agostinho de Contagem.

O Festival de Passo Fundo é promovido pela Prefeitura Municipal e pelo International Council of Organizations of Folklore Festivals and Folk Arts (Cioff), órgão da Unesco, com apresentação do Ministério da Cultura e patrocínio de empresas privadas e da prefeitura.

Redação: Cedecom