Parceiro da EEFFTO, time do América é Campeão Mineiro Sub-20 | EEFFTO - UFMG

Parceiro da EEFFTO, time do América é Campeão Mineiro Sub-20

03/11/2021 | 15:48

O título do América no Campeonato Mineiro Sub-20 teve um gosto especial para a EEFFTO, principalmente para o professor Gibson Moreira, docente do Departamento de Esportes da Escola, discentes e profissionais formados pela UFMG. A equipe trabalha diretamente com o time, por meio de um convênio firmado entre a UFMG e o Clube desde novembro de 2019. Gibson Moreira atua como coordenador técnico do time e explica a relevancia da parceria entre a Universidade e o clube.

Professor e alunos da EEFFTO, tem participação em conquista do América no Campeonato Mineiro Sub-20 (Foto: Mourão Panda/América Futebol Clube)

Gibson Moreira atua como
coordenador técnico do time
(Foto: Mourão Panda/América Futebol Clube)

“Este convênio tem três importantes resultados. O primeiro é a abertura de portas no mercado de trabalho para alunos da UFMG, o que pode ser visto no número de alunos envolvidos no projeto. O segundo é a possibilidade de coletas de dados. Ao longo dos dois anos, foram realizados diversos estudos, com destaque para quatro dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, o que permite que os alunos do PPGCE tenham acesso a amostras de qualidade para estudos aplicados no futebol. O terceiro é o custeio do laboratório. Os recursos oriundos deste convênio são revertidos ao laboratório na compra de equipamentos, licenças e, principalmente, pagamento de taxas de publicação de artigos”, disse o professor.

Integram a equipe que participa do convênio os profissionais Warlen Borges, Giancarlo Demétrio, Thiago Barbosa, Mateus Figueiredo, João Pedro Araújo (ex aluno, contratado pelo clube), Gabriel Teles, Luis Fellipe Pinel, Arthur Amaral, Matheus Amorim e João Felipe Medeiros.