Atletas da Ginástica Aeróbica da UFMG participam de Campeonato Sul-Americano | EEFFTO - UFMG

Atletas da Ginástica Aeróbica da UFMG participam de Campeonato Sul-Americano

08/11/2021 | 15:43

Por Fabiano Guieiro

A equipe de Ginástica Aeróbica da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO/UFMG) participará do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Aeróbica que será disputado na cidade de Ibagué, na Colômbia. A competição será entre os dias 9 e 15 de novembro e terá a participação dos atletas da EEFFTO, em destaque Leonardo Bragas e Ludmilla Medeiros, que fazem parte da nova geração de atletas da modalidade na Escola.

O Brasil é uma potência na modalidade e, através dos projetos realizados pela Universidade, jovens de todas as idades são atraídos para esportes como a ginástica, algo que aconteceu com o atleta Leonardo, que contou sobre sua trajetória no esporte e a responsabilidade de fazer parte de uma equipe que rendeu tantos frutos para a Universidade.

“O interesse surgiu com 11 anos de idade. Desde pequeno já fazia acrobacias. Representar o Brasil e a UFMG é muito bom e, com possibilidade de ganhar, é muito melhor. Já participei de outras competições internacionais em 2018 e 2019 mas, com a pandemia, nós não competimos. E, agora em 2021, vamos competir. A responsabilidade é muito grande!  E vendo outros atletas da sua equipe ganhando, a responsabilidade cresce ainda mais”, relatou o atleta ouro na categoria Individual Maculino Infanto-Juvenil do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, realizado em setembro, em Aracaju (SE).

Uma das principais bases para um bom desempenho é a preparação, algo que foi bastante afetado com a pandemia já que, por um bom tempo, o treinamento foi realizado online. Mas, segundo a atleta Ludmila, isso não é obstáculo para ter um bom desempenho no campeonato.

“A minha preparação é de segunda a sábado, com treinamento de resistência e força. A cobrança aumenta, mas creio que nós já estamos preparados para representar o Brasil. Dá muito frio na barriga porque ficamos parados na pandemia e estamos voltando a competir internacionalmente agora”, afirmou a atleta que conquistou o primeiro lugar no Individual Feminino Juvenil no Campeonato Brasileiro.

Leonardo Bragas e Ludmilla Medeiros disputam Sul-Americano de Ginástica Aeróbica em Ibagué, Colômbia (Foto: Fabiano Guieiro)

A coordenadora do projeto, professora Katia Lucia Moreira Lemos, contou sobre o trabalho em manter o foco dos atletas para as próximas competições, ainda que em um período de isolamento social.

“Tem sido mais difícil por causa da pandemia. Atletas de alto rendimento treinam para competição, e nós ficamos um ano e meio sem nenhum tipo de competição presencial. Até participamos de algumas competições online, que ajudaram muito, mas ficar sem o target é muito difícil para manter o foco e o rendimento dos atletas”, completou.

Equipe de Ginástica Aerórica Esportiva da UFMG e a coordenadora do projeto e treinadora principal, Kátia Lemos (Foto: Fabiano Guieiro)

A Ginástica Aeróbica Esportiva é uma modalidade com história recente e que tem o Brasil como uma das maiores potências mundiais. Desde 1996, quando foi criada, a equipe da UFMG oferece treinamento gratuito para a para a comunidade interna e externa da Universidade, com uma equipe composta por crianças, adolescentes e adultos de ambos os gêneros. O projeto está inserido nos três pilares norteadores da Universidade (graduação, pesquisa e extensão), a atividade faz parte de projetos de pesquisa e iniciação científica, com vários trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. O projeto tem interação com os laboratórios do CENESP (Centro Nacional de Excelência Esportiva). A professora Kátia Lúcia Moreira Lemos explica a integração entre o projeto e Universidade.

“Nós estamos criando uma escola de Ginástica Aeróbica reconhecida no Brasil e no mundo. O projeto atende tanto a comunidade externa e interna e, só por ser um projeto gratuito e de sempre estar de portas abertas para todas as pessoas, já cumpre um papel importantíssimo na sociedade”, completou.

Relação da Equipe

Atletas

- Lucas Santiago de Melo Barbosa
- Tamires Rebeca Santos Silva