Laboratório de Psicologia do Esporte promove Simpósio em comemoração a seus 30 anos | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Laboratório de Psicologia do Esporte promove Simpósio em comemoração a seus 30 anos

03/12/2021 | 15:10

Por Crislândia Silva

O Laboratório de Psicologia do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (LAPES/EEFFTO/UFMG) promove, na próxima terça-feira (7), o “Simpósio Comemorativo LAPES 30 Anos”. O evento celebra as três décadas de fundação do laboratório, que é uma referência na área no Brasil e no exterior. 

A programação reúne pesquisadores e especialistas da Psicologia do Esporte, em uma série de palestras e conferências. Entre os convidados, nomes como Prof. Dr. Francisco Enrique García Ucha (Cuba), Prof. Dr. Antônio Fernando Boleto Rosado (Portugal), Prof. Dr. Joaquim Dosil (Espanha); Prof. Dr. Afonso Antônio Machado (UNESP/Rio Claro), além dos coordenadores do Laboratório, que conduzirão o Simpósio, Prof. Dr. Franco Noce e Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa. 

A atividade é gratuita e será transmitida ao vivo pelo canal da EEFFTO no YouTube. Não é necessária inscrição prévia. 

 

PROGRAMAÇÃO SIMPÓSIO COMEMORATIVO LAPES/UFMG 30 ANOS 

13h - Mesa Abertura

Prof. Dr. Gustavo Côrtes (Diretor EEFFTO/UFMG)

Profa. Dra. Andressa Silva (Departamento Esportes EEFFTO/UFMG)

Prof. Dr. Mauro Heleno Chagas (PPGCE/UFMG)

Prof. Dr. Luiz Carlos Moraes (LAPES/UFMG)

Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa (Coordenador LAPES/UFMG)

Prof. Dr. Franco Noce (Coordenador LAPES/UFMG)

 

13h30 - Conferência 1 - LAPES 30 anos: Passado, Presente e Futuro

Prof. Dr. Franco Noce & Prof. Dr. Varley Costa

 

14h30 - Conferência 2: Psicologia do Esporte: Interfaces entre Brasil e Cuba

Prof. Dr. Francisco Enrique García Ucha - Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte, Habana Cub

 

15h30 - Conferência 3: Bullying em Desporto, Investigação e Intervenção

Prof. Dr. Antônio Fernando Boleto Rosado – Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa / Portugal

 

16h30 - Conferência 4: A força da Psicología do Esporte Iberoamericana

Prof. Dr. Joaquim Dosil – Universidad de Vigo – Espanha / Presidente SIPD

 

17h30 - Conferência 5: Importância dos Grupos e Laboratórios de Pesquisa na Psicologia do Esporte

Prof. Dr. Afonso Antônio Machado – UNESP/Rio Claro

 

SOBRE O LAPES

Fundado em 1991, o Laboratório de Psicologia do Esporte da EEFFTO foi uma iniciativa do Prof. Dr. Luiz Carlos de Moraes e do Prof. Dietmar Martin Samulski, pesquisador alemão que chegou ao país no fim da década de 1980 e, mais tarde, tornou-se um dos grandes nomes da Psicologia  Esportiva mundial.

Hoje, o LAPES é uma das referências na área de estudos e pesquisas em Psicologia Esportiva no país. Entre pesquisadores que integram o grupo, atualmente, estão os coordenadores Prof. Dr. Franco Noce e Prof. Dr. Varley Teoldo Costa, e o Prof. Dr. Marco Túlio de Mello.

O LAPES é um dos primeiros laboratórios no país inseridos na linha de pesquisa em Psicologia do Esporte associada diretamente à área da Educação Física. O coordenador do Laboratório, prof. Varley Teoldo Costa, que é membro da junta diretiva da Sociedade Iberoamericana de Psicologia do Esporte (SIPD), falou sobre a relevância do Laboratório de Psicologia do Esporte, a nível nacional e mundial, durante as três décadas de existência:

“O laboratório sempre teve um papel de destaque de vanguarda na produção do conhecimento científico. O que gerou várias dissertações e teses de doutorado a respeito da Psicologia do Esporte e, também, uma produção científica consistente com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de forma perene. Isso mostra como ele tem um papel de representatividade tanto na psicologia do esporte brasileira quanto na psicologia do esporte sul-americana e mundial”, contou.

Os fundadores do LAPES ocuparam cargos na Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE), entidade criada em 1979, filiada à Internacional Society of Sport Psychology (ISSP). Essa inserção ajudou a divulgar e desenvolver a Psicologia do Esporte no país. 

O Laboratório atuou, ainda, aliado aos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros.

“O LAPES esteve presente em vários Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Pan- Americanos. Sempre representado, nesses 30 anos, pelo professor Dietmar Samulski e pelo professor Franco Noce, membro da direção da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte. Logo, podemos afirmar que o LAPES é um laboratório que desenvolve e produz uma ciência de qualidade na área da Psicologia do Esporte no Brasil”, destacou o prof. Varley Teoldo da Costa.