Atletas do CTE-UFMG conquistam Grand Slam e garantem vaga em Seleções Brasileiras de Taekwondo | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atletas do CTE-UFMG conquistam Grand Slam e garantem vaga em Seleções Brasileiras de Taekwondo

22/02/2022 | 14:00

Atletas de categorias juniores também conquistaram vagas na Seleção Juvenil

 

Atletas do CTE-UFMG conquistaram as primeiras posições durante o Grand Slam de Taekwondo 2022 e vaga nos times principais do Brasil nas competições desta temporada. A competição, que é a principal competição nacional da modalidade e dá acesso às vagas da seleção brasileira para a temporada, foi encerrada neste domingo (20), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, no Ceará. O atleta Juliano Lima, que integra a equipe da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais e Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (APCEF/CTE-UFMG), foi campeão da categoria adulto até 58 kg e conquistou a vaga de titular na equipe que irá representar o país no Campeonato Mundial Adulto de Taekwondo, que ocorrerá em novembro, em Cancún (México).

Seleção Brasileira foi formada durante o Grand Slam realizado no fim de semana (Imagem: Divulgação CBTKD)
Juliano Lima irá representar o país
no Campeonato Mundial Adulto de
Taekwondo, que ocorrerá em novembro,
em Cancún (México)

 

“Venho trabalhando anos e anos pra alcançar esse objetivo. Esse foi o meu terceiro grand slam, que é o campeonato que forma a seleção brasileira. Nas duas últimas vezes eu fiquei em quinto lugar e, neste final de semana, eu me consagrei campeão fazendo três lutas. Estou muito feliz e muito motivado pros próximos objetivos que tão por vir”, comemorou Juliano sobre a sua classificação.

Já sobre as expectativas para o ano: “Vou continuar batalhando muito, treinando muito pra ter um ótimo resultado e um ótimo desempenho no mundial. Se Deus quiser, vai vir uma medalha pro Brasil até 58 kg”, comentou o atleta que começou a lutar taekwondo em 2012 e integra a equipe APCEF/CTE-UFMG desde 2014.

Ao todo, foram 16 atletas titulares e 16 reservas definidos para a seleção brasileira.

“Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós, pois, com exceção do atleta João Emanuel que é de um núcleo parceiro e faz parte de sua preparação ano CTE-UFMG, todos os outros são atletas formados no Centro”, afirmou o supervisor de Taekwondo do CTE-UFMG, Cristiano Gomes Flor.

Já no juvenil sagraram-se campeões os atletas Bruno Gomes (APCEF/CTE-UFMG), na categoria até 51 kg, e João Emanuel Braz Avelar (Núcleo Falcões/CTE-UFMG), na categoria até 63 kg. Eles estão classificados para a equipe que irá disputar o Campeonato Mundial, marcado para agosto, em Sofia, na Bulgária. A seleção juvenil brasileira será formada por atletas de 15 a 17 anos, sendo dez no masculino e dez no feminino. Além deles, o atleta Darlan Ramos (APCEF/CTE-UFMG) ficou com a medalha de prata no Grand Slam e também entrou para a seleção brasileira juvenil, como primeiro reserva da categoria até 55 kg.

“Esse foi um importante passo, que abrirá novas portas para que certamente possamos chegar onde realmente almejamos. São três atletas titulares e um reserva da Seleção Brasileira 2022. Trabalhamos para muito mais do que isso e acreditamos estar no caminho”, concluiu o supervisor.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.