EEFFTO/UFMG será sede do II Congresso Científico Internacional da RIEC | EEFFTO - UFMG

EEFFTO/UFMG será sede do II Congresso Científico Internacional da RIEC

10/03/2022 | 09:58

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebe o II Congresso Científico da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC). O evento, aberto ao público, será realizado de forma presencial, entre os dias, 07, 08 e 09 de julho de 2022 com o tema Lazer, Corpos e Estudos Culturais. As inscrições para participação poderão ser feitas diretamente no site do evento.

O período para submissão de trabalhos teve início no dia 01 de fevereiro, e se encerra no dia 31 de março de 2022. Os interessados devem enviar o mesmo nos seguintes formatos:

1. Resumo expandido (para apresentação na forma de comunicação oral);

2. Fotografias;

3. Vídeos de perfotmances artísticas (dança, música, dramatização, minidocumentário, entre outros);

As orientações sobre cada formato podem ser consultadas neste link. A data prevista para a divulgação dos textos aprovados é 30 de abril.

Rede Internacional em Estudos Culturais

A RIEC é uma associação internacional que integra dez universidades, de cinco países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal). Essas instituições têm se debruçado na difusão dos Estudos Culturais por meio do ensino, da investigação científica e de processos de intervenção junto a grupos e comunidades. A Rede foi inicialmente constituída a partir de ações colaborativas entre pesquisadores e instituições já existentes e fortalecidas nas últimas décadas, com o objetivo de facilitar a investigação de problemas e interesses comuns que se relacionam com os Estudos Culturais e, dessa forma, contribuir com a descentralização da produção científica e com a horizontalidade entre as parcerias individuais e institucionais.

O primeiro evento científico da RIEC foi realizado em 2021, organizado pela Universidade de Aveiro, com o objetivo de criar uma cartografia dos Estudos Culturais e envolver o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelas dez universidades de língua portuguesa que compõem a Rede: Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade de São Paulo (Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), Universidade Federal do Pará (Brasil), Universidade Federal do Paraná (Brasil), Universidade Federal Fluminense (Brasil), Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (Brasil), Instituto Superior Politécnico Independente (Angola), Universidade Cabo Verde (Cabo Verde) e Universidade Save (Moçambique).

Lazer, Corpos e Estudos Culturais

O tema proposto para a segunda edição do evento surgiu das apresentações de trabalhos das diferentes instituições vinculadas à RIEC, bem como do interesse de pesquisa dos responsáveis pela organização do II Congresso, dentre eles a UFMG.

Os participantes da Rede têm aprofundado estudos sobre as experiências culturais de pessoas e grupos sociais que constituem práticas, cotidianos e processos identitários. Na trilha desse diálogo com os Estudos Culturais, a RIEC está em busca de novas metodologias de investigação das relações sociais, que possibilitem relacionar temas como lazer e movimento social.

Esse debate permite enfatizar a corporalidade das pessoas e grupos sociais como possibilidade de expressão de identidade. É preciso atenção para a massificação e a manipulação dos indivíduos, de seus corpos, suas ludicidades e da própria arte no contexto do hibridismo das culturas. Mas também é preciso o reconhecimento da fluidez e dos escapes culturais nem sempre alienantes que as culturas de massa são capazes de produzir na intervenção, empoderamento e consciência dos indivíduos e coletivos.

Assim, de forma coletiva, a Rede busca investigar as diferentes relações de pesquisa, indagando maneiras de participação e novos elementos para explorar as experiências interculturais.

Mais informações no site do evento: site do evento e nas redes sociais: Instagram e Facebook.