II Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc) ocorre nos dias 19 e 20 de maio | EEFFTO - UFMG

22/03/2022 | 16:39

Nos dias 19 e 20 de maio de 2022 será realizada a segunda edição do Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc) contando apenas com palestras. O evento é voltado a estudantes e pesquisadores da biologia do músculo esquelético e tem o objetivo de proporcionar conhecimentos e troca de experiências por meio de diálogos sobre a temática. As inscrições para a emissão dos certificados devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponibilizado pela organização no site de 19 de março a 18 de maio de 20022.

O encontro é uma ação promovida por docentes de diversas universidades e institutos brasileiros, dentre eles o Prof. Dr. Dawit A. P. Gonçalves da EEFFTO-UFMG, contando com a presença de cientistas e palestrantes internacionais renomados que desenvolvem pesquisas na área da biologia do tecido muscular esquelético.

O SBBMusc será realizado em formato remoto com transmissão ao vivo no YouTube. Para assistir as palestras, basta acessar os links do dia 19/05 e do dia 20/05.

Confira a programação:

Dia 19/05 - (Quinta-Feira):

14h - Dra. Delphine Duprez (Institut de Biologie, França) – Unexpected contribution of fibroblasts to muscle lineage;

15h - Dr. Scott Bowen (Univ. Leeds, UK) – Mechanisms of skeletal muscle wasting and weakness in health and disease;

16h - Dr. Anselmo Moriscot (USP, Brasil) – New perspectives in muscle atrophy.

Dia 20/05 - (Sexta-Feira):

14h - Dra. Gillian Butler Brown (Institut de Myologie, França) – A review on therapeutic approaches towards dystrophies;

15h - Dra. Carmen Birchmeier-Kohler (Max-Delbrück-Centrum für Molekulare Medizin, Alemanha) – The genetic hierarchy that controls muscle development and repair;

16h - Dr. Manoel Luis Costa (UFRJ, Brasil) – The role of the Hippo signaling pathway during myogenesis.

Para mais informações, acesse o site do SBBMusc ou ainda, entre em contato via e-mail: sbbmusc@gmail.com .

Conheça a história do Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc)

O 1º SBBMusc surgiu como uma ideia de ampliar para o Brasil todo os encontros organizados previamente pelos professores Cláudia Mermelstein e Manoel Luis Costa na UFRJ e, assim, criar uma rede permanente de pesquisadores com o objetivo de propiciar colaborações e discussões em torno de diversos aspectos da biologia do músculo. Cientistas renomados do Brasil e do exterior (América, Europa e Austrália) estiveram presentes em palestras, mesas redondas e minicursos, propiciando um ambiente rico e estimulante para discussões sobre os avanços de diferentes disciplinas que fundamentam os conhecimentos em biologia muscular.

Cerca de 700 participantes, entre alunos e cientistas do Brasil e exterior, se inscreveram no 1º SBBMusc e as sessões do evento tiveram quase 8.000 visualizações (vídeos publicados como PRIVADO no Canal do Youtube) em apenas uma semana.

Sua primeira edição online, ocorreu de 10 a 15 de maio de 2021 e foi idealizada e organizada por pesquisadores de diferentes universidades e institutos brasileiros, como a FIOCRUZ, UFMG, UFRJ, UNICAMP e USP, que desenvolvem pesquisas científicas e lecionam na área de biologia do tecido muscular esquelético. O objetivo do grupo foi formar uma rede para aproximar pesquisadores e estudantes em um evento único, fascinante e com uma temática inédita em nosso país. DEU CERTO!

Realização:

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ);

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);

Universidade Estadual de Londrina (UEL);

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

Universidade Federal do Tocantins (UFT);

Universidade de São Paulo (USP).