Atleta da UFMG Tamires Rebeca conquista sua primeira medalha de ouro na Copa do Mundo da Ginástica Aeróbica | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atleta da UFMG Tamires Rebeca conquista sua primeira medalha de ouro na Copa do Mundo da Ginástica Aeróbica

11/04/2022 | 11:00

Por Melissa Souza

A ginasta Tamires Rebeca conquistou medalha inédita na Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica na prova individual feminino, realizada entre os dias 25 e 27 de março em Cantanhede, Portugal. Além disso, ela também alcançou o segundo lugar no pódio na prova de dupla mista com seu parceiro Lucas Barbosa.

Após estrear em um pódio e ganhar sua primeira medalha de ouro internacional, a ginasta está mais segura em relação ao seu desempenho e acredita que está mais próxima de novas vitórias. A preparação dos atletas para os World Games e para o Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica já está em andamento. Tamires conta sobre suas expectativas visando as próximas competições.

“Eu tenho alvos muito altos. Desde novinha eu sempre disse que queria ser campeã mundial e ser campeã de uma etapa da Copa do Mundo é um passo muito grande. A nossa próxima competição, que é a nossa competição alvo, é um mundial, então eu quero muito um pódio”, afirmou.

A atleta fala, ainda, sobre a sua trajetória no esporte. Segundo ela, sua entrada na ginástica teve início quando uma amiga a convidou para participar de uma aula de ginástica artística enquanto criança. No entanto, foi a ginástica aeróbica que fez seus olhos brilharem. Desde então, Tamires treina regularmente na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG).

Ao longo de sua jornada Tamires se deparou com diversos desafios, como a alta demanda de treinos e a exigência técnica. Isso fez com que, às vezes, tivesse que abdicar determinados momentos considerados importantes, principalmente na adolescência. Por outro lado, a atleta reconhece tais adversidades e admite que não se arrepende de nada que tenha feito pela ginástica.

"Eu tento passar para os adolescentes e jovens ginastas o quanto eu sou muito feliz fazendo isso, busco mostrar o meu amor pra eles, porque eu acho que na vida a gente tem sempre que fazer aquilo que a gente ama”, conta a atleta.
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

A docente do Departamento de Esportes da EEFFTO/UFMG Kátia Lúcia Moreira Lemos é a treinadora que está ao lado de Tamires há 15 anos e sempre acreditou muito em seu potencial. Kátia considera Tamires uma ginasta extremamente técnica, talentosa e muito disciplinada e já esperava a conquista individual da atleta.

Em entrevista a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o atleta Lucas Barbosa também se pronunciou sobre a conquista da primeira medalha de ouro de Tamires no individual feminino. Lucas é parceiro de Tamires nas provas de dupla mista.

“Fiquei muito emocionado. Sempre soube do potencial que ela tem. A Rebeca só precisava confiar mais em si mesma. Foi muito tocante para mim, principalmente por acompanhar tão pertinho a trajetória dela”, disse à CBG.

Lucas Barbosa foi medalhista mundial em 2021 (Baku, Azerbajão) no individual masculino e recebeu medalha de prata na prova de dupla mista na Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica (2022), junto de Tamires.

Para a professora Kátia, esses resultados funcionam como um termômetro, pois a partir dos resultados é possível avaliar o desempenho dos atletas para competições futuras. As conquistas obtidas nesta última serão refletidas no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica e nos World Games, que acontecerão nos meses de junho e julho de 2022, respectivamente. No World Games, os atletas Lucas Barbosa e Tamires Rebeca serão os únicos representantes da América do Sul.

Ainda de acordo com Kátia Lemos, esses resultados não são importantes apenas para os medalhistas, mas para todos os outros atletas que se espelham neles. Muitos jovens e adolescentes que ingressaram no esporte são impactados diretamente por essas conquistas.

“A conquista dela, pra mim, foi um prêmio para a atleta de comportamento exemplar. Eu acho que o resultado foi fundamental e importantíssimo pra ela, mas é primordial para os mais novos que estão dentro desse ginásio”, pontua.

A equipe de ginástica aeróbica da UFMG agradece o apoio da EEFFTO, do CEU, da Três Corações e Loterias Caixa.