Curso de dor com profissionais do Risoleta e certificação pela UFMG | EEFFTO - UFMG

Curso de dor com profissionais do Risoleta e certificação pela UFMG

03/05/2022 | 14:21

Via fundep

A dor é o principal sintoma pelo qual os pacientes procuram os serviços de saúde. Com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários e a experiência do manejo da dor pelos profissionais de saúde, a equipe de Cuidados Paliativos e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Risoleta Tolentino Neves promovem o 3º Curso de Manejo da Dor.

A capacitação é gratuita e on-line. A novidade desta edição inclui uma certificação do Cenex (Centro de Extensão) da Faculdade de Medicina da UFMG para quem cumprir no mínimo 75% da carga horária.

Serão 10 horas divididas em oito aulas. Entre 10/5 e 28/6, às terças-feiras, 20h.

O curso é destinado a profissionais da Saúde, estudantes e pesquisadores.

Cronograma e temas previstos:

10/05 – Aula 1 – Conceito, tipos de dor, analgésicos simples e opioides fracos.

17/05 – Aula 2 – Dor neuropática.

24/05 – Aula 3 – Opioide forte: morfina.

31/05 – Aula 4 – Opioides fortes II: metadona, fentanil e outros.

07/06 – Aula 5 – Rotação de opioides: casos clínicos.

14/06 – Aula 6 – Manejo da dor no pré e pós-operatório.

21/06 – Aula 7 – Procedimentos intervencionistas.

28/06 – Aula 8 – Manejo não farmacológico da dor.

Serão realizados pré e pós-teste com o intuito de mensurar a apreensão do conteúdo pelos participantes.

As inscrições foram encerradas por preenchimento de 100% da capacidade de alunos pelo Teams e divulgaremos futuramente as novas edições do curso.

O link para acompanhamento das aulas será enviado aos inscritos.