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UFMG promove Mostra das Profissões

08/09/2014 | 14:50

 

O campus Pampulha da UFMG receberá no fim de semana, dias 13 e 14 de setembro, das 8 às 18 horas, estudantes de ensino médio que desejam conhecer melhor os cursos de graduação oferecidos pela Universidade. São esperados cerca de 40 mil visitantes, com grande participação de escolas de cidades do interior de Minas Gerais. Em 75 salas interativas, cada um dos cursos de graduação será apresentado aos visitantes por professores e alunos, enquanto ex-alunos convidados vão falar sobre o mercado de trabalho. Nos dois dias, haverá 300 palestras nas quais os visitantes receberão mais detalhes sobre os cursos, incluindo os que são oferecidos pela UFMG em Montes Claros.

As palestras Para escolher é preciso se informar, Entendendo o processo seletivo do Sisu/MEC e O acesso à UFMG via Sisu/MEC – números que você precisa conhecer acontecem no auditório da Reitoria, campus Pampulha, nos dois dias da Mostra, às 9, 10 e 11 horas e 13, 14 e 15 horas.

As palestras específicas de cada um dos cursos acontecerão pela manhã e à tarde, em locais e horários indicados na tabela em arquivo anexo. No Centro de Atividades Didáticas I (CAD I) elas acontecem para os 17 cursos da área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. O CAD II terá palestras para os 23 cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras. Na Escola de Engenharia acontecerão as palestras de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Os seis cursos de Lingüísticas e Artes terão palestras na Escola de Belas Artes e a escola de Música abrigará a palestra sobre o curso de Música.

O evento, que deixou de ser realizado de forma presencial desde 2011, retorna ao antigo modelo com novidades, como o cadastro individual de visitantes e a nova forma de adesão de alunos de graduação. O cuidado com a inclusão é critério-chave na organização do evento.

O pró-reitor adjunto de Graduação Walmir Matos Caminhas observa que com base nos dados obtidos no cadastro de inscrições, o catálogo sobre os cursos produzido pela Pró-reitoria terá versões em letra ampliada, para pessoas com visão subnormal, e em Braille. Também haverá intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cada prédio, para que os deficientes auditivos possam acompanhar as palestras nos auditórios e a apresentação dos cursos nas salas interativas. Veículo adaptado fará o transporte, dentro do campus, de pessoas com dificuldades de locomoção.

“Pela primeira vez teremos como contabilizar o número de visitantes, sua cidade de origem, a área do conhecimento de maior interesse e se possui algum tipo de deficiência”, informa o professor. No futuro, tais dados serão cruzados com os do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para que a Universidade saiba se o aluno entrou para um curso de sua declarada área de interesse.

Na opinião de Walmir Caminhas, a realização da Mostra das Profissões é uma forma de oferecer retorno à sociedade, que sustenta a educação pública. “Há pessoas que passam na porta da Universidade e não imaginam que podem entrar aqui. Queremos que esses estudantes sintam-se bem-vindos e percebam que podem entrar não só como visitantes, mas também como alunos”, comenta.

Entre as centenas de grupos inscritos para participar do evento estão 40 estudantes das cidades de Salinas e Taiobeiras, no Norte de Minas, a cerca de 650 quilômetros de Belo Horizonte. Para a professora Odete Cândido de Oliveira, diretora do Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida (Ienza), de Salinas, o esforço da viagem vale a pena. Ela destaca a importância da parceria entre a Universidade e as escolas. “Os jovens têm a oportunidade de conhecer o leque de profissões, para que tomem decisões mais sensatas, dentro de suas aptidões”, diz.

A professora comenta que se, no passado, os pais direcionavam a escolha profissional dos filhos, o que aumentava a chance de evasão nos cursos. Hoje a decisão é livre, mas precisa estar embasada em informações confiáveis. “É fundamental conhecer cada curso e o que ele projeta para o mercado de trabalho”, pondera.

Adesão

O estímulo à adesão de servidores e de estudantes de graduação para trabalhar durante a Mostra é uma das novidades desta edição. Em cada sala interativa, em média 15 alunos vão se revezar nos dois dias, ajudando os professores na apresentação de seu curso. “Também procuramos envolver ex-alunos, que têm imenso prazer em voltar à Universidade para falar sobre sua formação e o mercado de trabalho, e estudantes de graduação, que participam da organização do evento”, ressalta Walmir Caminhas. Ele cita os estudantes do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação André de Oliveira, André Trevas, Leonardo de Deus e Lucas Pires, que elaboraram o sistema de cadastro via formulário online e aplicativo para dispositivos móveis que contém as informações sobre o evento.

“Nos dias que antecedem a Mostra divulgaremos o endereço do aplicativo para Android, no qual os visitantes poderão visualizar programação, localização de salas, rotas para os ônibus e pedestres, entre outras informações”, avisa o professor. Entre os servidores do quadro que atuarão na Mostra, 50 participaram de curso de formação de brigadistas, custeado pela Pró-reitoria de Graduação, que ofereceu treinamento com noções básicas de salvamento e de comportamento seguro em casos de incêndio.

Outra novidade é a elaboração de rotas prévias para os ônibus cadastrados, de modo a evitar congestionamentos no campus e no seu entorno. “Cada escola será informada previamente por qual portão o ônibus deverá entrar e onde estacionar”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, lembrando que a programação é a mesma nos dois dias. No sábado o campus receberá alunos cadastrados pelas escolas e, no domingo, os que se inscreveram individualmente.

Informações sobre a Mostra na página oficial do evento no Facebook.

Redação: Boletim UFMG