Pai e filho encontram no esporte força para recomeçar | EEFFTO - UFMG

Pai e filho encontram no esporte força para recomeçar

17/08/2022 | 11:37

Por Fabiano Guieiro*

No último domingo dia 14 de agosto foi comemorado o dia dos pais, o esporte é espaço de muitas histórias de superação que marcam vidas e no Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) não é diferente. Douglas Rocha Pinto (37 anos) paratleta de Taekwondo, e Yuri Ângelo Rocha Pinto (14 anos) paratleta de natação, pai e filho respectivamente, hoje treinam juntos no CTE-UFMG.

Um acidente de trânsito no dia 29 de dezembro de 2021, mudou a vida de uma família que encontrou no esporte força para recomeçar. Douglas estava retornando a Belo Horizonte quando um caminhão que estava a caminho de Barbacena invadiu a contramão e colidiu o carro em que dirigia. No acidente, Douglas ficou preso entre às ferragens e desmaiou, acordando somente no hospital. Neste momento, descobriu que ele e o filho haviam perdido o braço.

“No momento fiquei muito triste e também preocupado com minha esposa e meus filhos que estavam no carro e não tive notícias deles. Fiquei preocupado porque eu era o provedor do lar e pensei sobre como cuidar da minha família. Minha recuperação foi demorada, pois sou uma pessoa muito agitada, que gosta de praticar exercícios e fiquei dois meses afastado de tudo isso. O caso do Yuri foi mais complicado porque teve que ficar mais tempo em recuperação”, comentou.

Foi durante sua fase de recuperação que Douglas e Yuri conheceram, através do psicólogo do CTE, Silvandino Vando Assis, que também é primo de sua esposa, as instalações do CTE-UFMG e tudo aquilo que a instituição poderia oferecer para ambos.

“Ele (o psicólogo) entrou em contato conosco e fez um vídeo mostrando os atletas do CTE e disse que a hora que quiséssemos conhecer o trabalho do CTE, poderíamos ir. Passou um tempo e o psicólogo fez outro vídeo e mandou para mim. Naquele momento eu estava mais preocupado com meu filho Yuri porque eu tinha que manter a postura e isso foi bem mais difícil. E no vídeo vimos pessoas que estão com dificuldades maiores que as nossas e resolvemos conhecer o CTE e estamos aqui até hoje. O Yuri gostou da natação e conversando com o Chris (Christopherson) nos receberam de braços abertos como se fossemos uma família”, contou Douglas

Douglas e Yuri nos Jogos Escolares edição Minas Gerais
Foto: Arquivo pessoal.

Desde então, sete meses se passaram, e Douglas está mais focado do que nunca no parataekwondo treinando de segunda a sexta, 7h por dia. Com inspiração em Charles do Bronx, lutador de MMA, começou sua jornada no esporte almeja  o lugar mais alto do pódio em se tratando de medalhas e outras conquistas.

“Espero muita medalha, muita alegria, muita festa e também ser exemplo para outras famílias, em específico aquelas que se encontram em dificuldade e acham que o sonho está perdido. A vida é importante, aproveitar cada momento junto, treinando. Na disputa do campeonato internacional fiquei em 25° e estou com o objetivo de colocar o Brasil  em 1° do ranking”, ponderou.

O lado “pai de atleta” também cresce em Douglas, que vê muito potencial em seu filho, mas também se preocupa em como Yuri vai vencer as dificuldades e rotinas e se esforçar para ser um atleta cada vez melhor  no Brasil. Porém o pai reconhece que não é nada fácil, principalmente para os Pessoas com Deficiência (PCDs).

“Não tenho só expectativa, como tenho a certeza que meu filho tem um futuro promissor, porque ele é um homem de cárater e tem um futuro brilhante pela frente, acredito nele. O que eu puder fazer pra ajudar meu filho a conquistar seus sonhos eu vou fazer. Que ele seja um atleta lembrado porque ele merece. No Brasil é um pouco difícil ser atleta, precisamos viajar, os materiais são caros, um lugar pra treinar adequadamente, não são todos os locais de treinamento que tem o necessário como no CTE-UFMG”, comentou.

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG foi um divisor na vida de Douglas e sua família após o acidente. Além de ser um exemplo de vida para várias pessoas, Douglas encontrou no CTE-UFMG  uma nova chance a si mesmo, pois, se alguns sonhos foram impossibilitados devido ao acidente, muitos novos têm sido descobertos, assim que o mecânico de refrigeração, de 37 anos, casado, pai de um paratleta, optou pelo esporte.

“ O CTE-UFMG  representa pra mim uma nova vida, reescrever a própria história, pra mim é uma mudança de atitude. Encarar a vida de uma forma diferente e também me ensinou a lidar com os problemas da vida dos outros”, contou.

Conquista recente nas Paralimpíadas Escolares:

Yuri Ângelo Rocha Pinto foi um dos representantes de Minas Gerais entre os iniciantes da natação nas Paralimpíadas Escolares, realizada em Brasília entre os dias 9 e 12 de agosto. Pela classe S9 (para atletas com baixo nível de comprometimento físico-motor), o jovem conquistou cinco medalhas de ouro (50m e 100m livre, 100m costas 100m peito e 200m medley).

CTE-UFMG:

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG mantém parcerias que financiam os projetos de Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

*Sob supervisão de Iago Proença.