UFMG está em primeiras posições em todos os cursos, destaca pró-reitor sobre RUF | EEFFTO - UFMG

12/09/2014 | 15:00

“Hoje, a UFMG se encontra entre as quatro ou cinco primeiras posições em todos os cursos que oferece", destacou o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, em entrevista concedida ontem à Rádio UFMG Educativa, sobre o Ranking Universitário Folha (RUF) 2014. O trabalho apontou a UFMG como a melhor universidade federal e a segunda no ranking geral do país

Takahashi salientou que rankings como o RUF revelam um objetivo que a UFMG vem perseguindo ao longo de sua história: ser homogeneamente excelente em todas as áreas do conhecimento.

As 192 universidades foram avaliadas com base em cinco indicadores: pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. No indicador "ensino”, a UFMG alcançou o primeiro lugar. Para Takahashi, os números alcançados pela Universidade expressam tendências que se desdobram ao longo de décadas. “Isso é consequência de políticas que nós iniciamos há 15, 20 anos atrás”, afirmou.

O pró-reitor ainda chamou a atenção para uma particularidade da avaliação da Folha na comparação com trabalhos internacionais. “Rankings que procuram comparar universidades do mundo inteiro têm uma visibilidade muito grande, mas não conseguem ser muito específicos nos seus indicadores. O ranking da Folha, no entanto, leva em conta indicadores brasileiros de publicações, de periódicos nacionais, por exemplo, coisa que nenhum outro ranking consegue fazer. Essa especificidade o distingue dos demais”, afirmou.

Redação: Cedecom