GEFuT organiza IV Simpósio Internacional sobre futebol | EEFFTO - UFMG

GEFuT organiza IV Simpósio Internacional sobre futebol

24/08/2022 | 11:04

Por Iago Proença

“Torcidas Organizadas, movimentos e coletivos de torcedoras/es: Múltiplos Olhares" é o tema do 'IV Simpósio Internacional: Futebol, Linguagem  Artes, Cultura e Lazer', organizado pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. O evento ocorrerá em formato presencial na EEFFTO, entre os dias 12 e 14 de novembro de 2022.

O Simpósio tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as Torcidas Organizadas, movimentos e coletivos de torcedores, suas configurações, seus papéis e suas relações com a sociedade.

Os interessados na submissão de trabalhos para o IV Simpósio Internacional: Futebol, Linguagem  Artes, Cultura e Lazer têm até o dia 10 de setembro para fazer o envio, através do site, na página submissão de trabalho. Informações sobre normas e envio do resumo expandido estão disponíveis no AQUI.

Confira aqui a programação completa do evento.

As inscrições para ouvintes do IV Simpósio poderão ser feitas por este site até o dia 08 de novembro, no link.

GEFuT UFMG:

O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG tem, desde setembro de 2006, se debruçado sobre temas correlatos ao futebol e as torcidas, como: a relação do torcedor com Estatuto de Defesa do Torcedor; torcida e violência; o torcer no futebol profissional e amador; torcida e gênero; a história das torcidas em Belo Horizonte; o torcer pelos diferentes esportes e o futebol virtual. Ligado ao  grupo é composto por professores, estudantes de graduação e pós-graduação, graduados, mestres e doutores, que para além de suas competências individuais têm em comum a paixão pelo futebol.

O GEFuT objetiva contribuir com a produção do conhecimento sobre futebol e o torcer, entendendo que essa produção é de fundamental importância na elaboração de políticas publicas para o campo do esporte e do lazer. Por uma série de fatores, como o significado do futebol na cultura brasileira, a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e a influência do futebol no cenário econômico mundial, é do nosso entendimento a urgência da interferência do campo acadêmico na elaboração e nos ajustes dessas referidas políticas.

A coordenação do GEFuT é do docente Silvio Ricardo da Silva, professor do Departamento de Educação Física da EEFFTO, da UFMG.