Posto de Enfermagem realiza atendimentos na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Posto de Enfermagem realiza atendimentos na EEFFTO

14/04/2015 | 11:33

Realizar o atendimento em situações de casualidade: esse é o objetivo do posto de enfermagem da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que atendeu, na última sexta-feira, 10 de abril de 2015, a uma intercorrência ocorrida em aula do Projeto Educação Física para a Terceira Idade. Na ocasião, uma idosa precisou de atendimento e foi acompanhada pelos enfermeiros que tomaram as medidas de primeiro atendimento. Reimplementado no início deste ano na EEFFTO, após 10 anos de inatividade, o posto é formado por uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem treinados e capacitados para o atendimento pré-hospitalar.

Segundo a enfermeira e coordenadora do posto de enfermagem, Sílvia Cristina de Souza, a demanda por esse tipo de serviço é permanente. A realização de atividades físicas na unidade é frequente, estando seus praticantes sujeitos a lesões ou intercorrências. “É essencial a existência de um setor que esteja preparado para atender aos mais diversos tipos de demandas no que se refere à saúde dos indivíduos que frequentam a escola”, avalia Sílvia.

Localizado na sala do apoio administrativo (ao lado da sala 14), o posto está, aos poucos, recebendo equipamentos e materiais de trabalho e já realiza o atendimento à comunidade da EEFFTO. O setor realiza ainda o levantamento dos fatores de risco existentes na escola bem como a tentativa de remedia-los. “Percebemos que nos corredores onde os idosos do Projeto Educação Física para a Terceira Idade realizam suas caminhadas havia mesas de descarte. Providenciamos a retirada destes móveis para minimizar o risco de acidentes”, revela a coordenadora do posto de enfermagem.

Além do atendimento, o setor tem o objetivo de realizar palestras, orientações, intervenções e treinamentos de maneira a manter as pessoas informadas e preparadas em casos de necessidade de primeiros socorros. Tais instruções são bem avaliadas principalmente pelos integrantes e bolsistas do projeto para os idosos. “Aprendemos a lidar com possíveis casualidades a partir dos treinamentos que recebemos mas é essencial a presença dos enfermeiros, já que possuem experiência em primeiros atendimentos”, afirma Flávia Miranda, bolsista do Projeto Educação Física para a Terceira Idade. “É importante para os idosos ter essa segurança”, completa.

O acesso ao atendimento dos enfermeiros, por enquanto, é feito mediante solicitação presencial, mas o próximo objetivo do setor é ter um ramal para que possam ser contatados. Após a intervenção de enfermagem, caso haja necessidade, os próprios enfermeiros realizarão o encaminhamento da pessoa ao hospital por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).