Espaço do Conhecimento UFMG promove amanhã Dia da Acessibilidade | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Espaço do Conhecimento UFMG promove amanhã Dia da Acessibilidade

19/09/2014 | 14:00

 

Neste sábado, dia 20 de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700) irá promover uma série de atividades gratuitas relacionadas ao tema Acessibilidade. A programação especial contará com um Café Controverso, visita acessível em Libras à exposição Demasiado humano, sessões especiais do Planetário, roda de conversa, oficina e minipalestras destinadas a pessoas que trabalham em museus.

O objetivo do Dia da Acessibilidade é dar visibilidade às ações que fazem parte do projeto iniciado pelo Espaço do Conhecimento em 2012 a fim de tornar-se mais acessível às pessoas com deficiência, em consonância com a necessidade de ampliar o acesso aos bens culturais para todos os públicos.

Para Brunah Schall, assessora de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento, um dos desafios do projeto é fazer com que as ações elaboradas pelo Núcleo de Acessibilidades cheguem efetivamente a quem se destinam. “Encontrar museus e atividades acessíveis ainda é muito raro em Belo Horizonte. É comum que pessoas com deficiência não frequentem esses lugares de forma espontânea, pressupondo que a instituição não poderá atendê-las. Ações como esta são importantes para estreitarmos os laços com esses públicos e aumentar nossas formas de diálogo, até para que possamos aprimorar o trabalho”, completa. 

Em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, durante todo o mês, inúmeras atividades e ações afirmativas eclodem no país em reconhecimento à data. 

 

Café Controverso

Com o tema Surdez: questão médica ou social?, o Café Controverso, às 11 horas, vai falar sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para abordar o assunto, foi convidada a linguista, professora e coordenadora da área de Libras da Faculdade de Letras da UFMG Elidéia Almeida Bernardino. O evento acontece na cafeteria do museu. 

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como língua oficial da pessoa surda no Brasil em 2012. De acordo com os organizadores do evento, a conquista trouxe impactos significativos para a vida de muitos surdos e exigiu mudanças sociais e políticas no país. Apesar disso, a utilização da língua ainda enfrenta entraves e muitos preconceitos. 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto de parceria entre a UFMG e a operadora TIM e conta com apoio da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura e da Diretoria de Ação Cultural da Universidade.

 

Outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.espacodoconhecimento.org.br

 

 

Programação

 

Sábado, 20 de setembro

- Café Controverso 

Surdez: questão médica ou social?*

Horário: 11h 

Convidada: Elidéia Lúcia Almeida Bernardino (Faculdade de Letras/UFMG) 

*Com intérprete de Libras

 

- Oficina 

Acessibilidade em museus: comunicação, sentidos e ações

Horário: 14h

Duração: 3 horas

Número de vagas: 22

Faixa etária: a partir de 16 anos 

Público preferencial: pessoas que trabalham em museus e equipamentos culturais

Inscrições: os interessados devem enviar e-mail para o endereço acessibilidadeespacoufmg@gmail.com, com o assunto Inscrição em oficina. Para se inscrever é necessário informar nome completo, RG e ocupação. Um e-mail de confirmação da inscrição será enviado 

 

Atividades da oficina

Minipalestras sobre comunicação acessível

14h - 15h

Temas: Libras (Thaís Victorino), Estenotipia (Gabriel Lobato), Braille (Vanessa Gonçalves), Audiodescrição (Anita Rezende)

 

De olhos vendados

15h - Visita pelo 3° andar do museu com os olhos vendados

15h30 - Sessão no Planetário

Colecionando sons, seguida de conversa sobre a experiência

16h15 - Roda de discussão com o tema Acessibilidade em museus

Moderador: Paulo Sabino (Museologia/UFMG) 

 

- Visita à exposição Demasiado humano 

Horário: 14h 

Público alvo: pessoas com surdez ou problemas de audição 

O público terá a opção de visitar a exposição Demasiado humano sendo guiado por vídeo em Libras, com legendas em português, disponibilizado em tablets. Os tablets deverão ser solicitados na recepção, mediante apresentação de documento de identidade. Além dos tablets, um intérprete de Libras estará presente na ocasião para auxiliar na visita

 

- Leitura de história em quadrinhos e sessão de filme no Planetário

ABC das estrelas 

Horário: 15h30 

Classificação: Livre

Leitura, com o auxílio de um intérprete de Libras, de revista em quadrinhos sobre o filme ABC das estrelas. A inscrição para esta atividade deve ser feita na recepção do museu, no dia do evento. Após a leitura haverá a exibição do filme

 

Exibição de filme

ABC das estrelas

Horário: 16h

Classificação: Livre

Sinopse: Três amigos viajam em uma nave espacial pelo sistema solar. Nessa emocionante aventura, eles observam as diferenças entre os planetas, atravessam os anéis de Saturno, passam perto do Sol e correm perigo: a nave pode ser incendiada pelo astro 

 

 

Redação: Assessoria de comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG