Estudo em biologia molecular é tema do terceiro ciclo de palestras | EEFFTO - UFMG

Estudo em biologia molecular é tema do terceiro ciclo de palestras

07/11/2022 | 14:48

Por Bruno Pereira

O 3º ciclo de palestras da disciplina “Controle da plasticidade e função muscular esquelética” do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, teve início nesta quinta-feira (3). O evento, que tem como tema “ estudos em biologia molecular'', seguirá ocorrendo, todas às terças, até 1º de dezembro, das 15h30 até às 17h30, na sala 2009 da EEFFTO, e com transmissão ao vivo pelo  Microsoft Teams.

O link para a transmissão, via microsoft teams,  pode ser encontrado no site do Laboratório de Fisiologia do Exercício. A organização pede que os ouvintes presenciais ou remotos cheguem com pelo menos 10 minutos de antecedência.

Confira as próximas Palestras do Evento:

10/11: Efeitos do exercício de baixa intensidade e da melatonina exógena no músculo distrófico.

• Profa. Dra. Anabelle Silva Cornachione - Departamento de Ciências Fisiológicas Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

17/11: Circadian metabolomics for metabolic phenotyping and biomarker discovery.

• Dr. Kenneth Dyar - Institute for Diabetes and Cancer, Helmholtz Munich (Alemanha)

24/11: Progressive development of melanoma-induced cachexia differentially impacts organ systems in mice.

• Dra. Flávia Aparecida Graça - St. Jude Children's Research Hospital, Memphis, Tenessi (EUA).

01/12: Doença de Huntington para além do cérebro: alterações motoras e neuromusculares no modelo murino BACHD.

• Profa. Dra. Cristina Guatimosim Fonseca - Departamento de Morfologia (UFMG)

Abertura do evento

A palestra “Alterações oxidativas e modificações de membranas no músculo esquelético em diferentes modelos experimentais de caquexia induzida pelo câncer” abriu o 3º ciclo de Palestras da disciplina Controle da plasticidade e função muscular esquelética, do Programa de  Pós-Graduação em Ciências do Esporte( PPGCE), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional( EEFFTO), da UFMG. A apresentação de abertura ocorreu na quinta (3), das 15h30 às 17h10, em formato híbrido, e foi  ministrada pela Profa. Dra. Flávia Alessandra Guarnier do Departamento de Ciências Patológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).