Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo terá 3 atletas do CTE no feminino, disputando pódio para classificação ao Mundial Escolar em junho na Turquia | EEFFTO - UFMG

18/01/2023 | 11:16

Por Zirlene Lemos

Entre os dias 20 a 23 de março, atletas do Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) disputarão o Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que envolve a disputa de atletas de 15 a 18 anos. A expectativa do evento é reunir cerca de 324 estudantes-atletas, representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, matriculados e com frequência comprovada no curso regular da educação básica, além de 54 técnicos, 27 dirigentes, 81 árbitros e 65 membros do comitê organizador.

Pelo CTE-UFMG, competem: Nayane Izabel Braga (100 metros com barreiras e salto em distância), Beatriz Marafiga Cleudo (lançamento do dardo e 800m) e Khalry Evelyn Felix Oliveira (salto com vara e arremesso do peso). A equipe segue sob o comando dos treinadores Marcio Vianna Prudêncio e Roberta Braz e liderada pelo professor Leszek Antoni Szmuchrowski, coordenador do Atletismo no CTE.

Nayane Izabel vai disputar 100m com barreira e salto em distância
Foto: Zirlene Lemos

As atletas disputarão provas de corrida rasa (100, 200, 400, 800, 1.500 metros e 3.000 metros), corridas sobre barreiras, corrida com obstáculos, saltos, arremesso de peso, lançamentos de disco, dardo e martelo. A classificação ao Mundial Escolar será baseada em pontuação, em um sistema de provas combinadas, visto que cada atleta poderá disputar até duas categorias. O evento será classificatório para o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, que será disputado em Trabzon – Turquia, de 19 a 26 de junho de 2023.

Khalry Evelyn Felix Oliveira disputa no salto com vara e arremesso do peso
Foto: Wagner Carmo/CBAt

Em sua 4ª edição, o Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo segue as regras oficiais da World Athletics – WA. Trata-se de um evento promovido e realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE em parceria com a Federação filiada à CBDE.

Beatriz Marafiga Cleudo compete no lançamento do dardo e 800m
Foto: Wagner Carmo/CBAt