FISIOLAB oferece assistência fisioterapêutica para comunidade externa | EEFFTO - UFMG

FISIOLAB oferece assistência fisioterapêutica para comunidade externa

27/01/2023 | 10:30

Por Bruno Pereira

O Laboratório de Habilidades Clínicas (FISIOLAB), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, oferece assistência fisioterapêutica nas áreas de ortopedia, neurologia e pediatria para a comunidade externa à universidade. Sob a coordenação da prof(a). Mariana Asmar Alencar Collares e sub-coordenação da professora Vanessa Lara de Araújo, ambas do departamento de fisioterapia da EEFFTO, a equipe do laboratório é composta por discentes de fisioterapia, além de 4 profissionais fisioterapeutas para atender os pacientes.

Criado em 2017, como ampliação do projeto de extensão do Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV), o FISIOLAB vem ampliando seu espaço físico e o tamanho de sua equipe, para atender cada vez melhor, e com preços competitivos, a comunidade externa, os pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a comunidade universitária.

A professora Vanessa Lara de Araújo, subcoordenadora do programa, ressalta a grandeza do trabalho desenvolvido na universidade, a consistência teórica utilizada nos atendimentos, além da importância do Fisiolab na formação dos discentes e para a comunidade atendida pelo laboratório.

“A relevância e os impactos positivos do Fisiolab podem ser percebidos pelos alunos, comunidade e pela própria universidade. Os alunos adquirem experiência de atendimento ao público e conseguem conectar a teoria à prática. A comunidade se beneficia por ter acesso a um serviço de assistência à saúde de excelente qualidade, individualizado e baseado em evidências científicas atuais. A troca de saberes e diálogo que se estabelece entre a comunidade, professores, fisioterapeutas e alunos é relevante para a Universidade, pois agrega conhecimento e traz uma interação transformadora”, destacou.

Crédito: Assessoria de comunicação da EEFFTO

A docente comentou ainda, baseada em evidências científicas atuais, a importância da assistência fisioterapêutica na execução de tarefas cotidianas dos pacientes, mitigando os impactos das transformações no modo de vida atual.

“Sabemos que as mudanças demográficas e de saúde vividas na atualidade estão contribuindo para um rápido aumento no número de pessoas que vivenciam alguma dor ou declínio funcional, sendo que um terço da população mundial vive com uma condição de saúde que se beneficiaria da reabilitação. É importante ressaltar que a reabilitação fisioterapêutica é útil não apenas para aliviar as dores, mas também para melhorar as limitações e dificuldades dos indivíduos em realizar as tarefas do dia-a-dia”, completou.

A professora Vanessa ressaltou a necessidade da apresentação de encaminhamento de profissionais de saúde para a realização de avaliação e acompanhamento fisioterapêutico no laboratório.

“Todos os pacientes encaminhados para o FISIOLAB precisarão apresentar um encaminhamento feito por um profissional da área de saúde solicitando avaliação e acompanhamento fisioterapêutico”, concluiu.

Cristiano Souza Borges de Oliveira, paciente do FISIOLAB, contou sobre como conheceu o laboratório, a busca pelo atendimento, e a importância da clínica no controle da sua enfermidade neurodegenerativa.

“Foi por indicação que recebi há alguns anos, mas somente agora resolvi buscar o projeto e verificar se ainda estava ativo. Eu sou portador de Atrofia Muscular Espinhal - AME, uma doença neurodegenerativa que afeta o músculo neuromotor. Com base nisso eu obtive um pouco de ganho de força física. Mas vale ressaltar que uma característica fundamental no meu tratamento é o controle para não deixar a doença progredir”, disse.

Foto: arquivo pessoal de Cristiano Souza Borges de Oliveira

O paciente apontou também, ao seu ver, quais seriam os diferenciais do laboratório. Assim como apontado pela subcoordenadora do projeto, Cristiano destacou a qualificação dos profissionais e as pesquisas envolvidas na assistência fisioterapêutica desenvolvida no Laboratório.

“Acredito que o diferencial do Fisiolab é a capacidade técnica dos profissionais, tendo em vista que são pesquisadores na área, o que acaba se tornando um ponto muito positivo aos pacientes! Outro diferencial é a estrutura física que fornece muito dinamismo no trabalho com cada paciente!”, destacou.

Fisiolab Ortopedia. Crédito: Assessoria de Comunicação EEFFTO

O FISIOLAB situa-se  no 1° andar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional ( EEFFTO), no campus Pampulha da UFMG.

Serviço:

Tratamento de questões ortopédicas, neurológicas e pediátricas

Local: Laboratório de Habilidades clínicas (FISIOLAB), 1º andar da Escola de Educação física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, campus Pampulha.

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, de 7:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00

Preço: avaliação /10 consultas