No Dia Internacional da Síndrome de Down conheça a trajetória do atleta Lucas Vince | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





No Dia Internacional da Síndrome de Down conheça a trajetória do atleta Lucas Vince

21/03/2023 | 17:00

Por Zirlene Lemos

Hoje, 21 de março é celebrado o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e fomentar o debate para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down. Nesta data o foco hoje é na trajetória do atleta paralimpico Lucas Vince.

Há quem diga que “viver é enfrentar desafios” e para algumas pessoas, desafio é um obstáculo a ser superado com determinação a cada nova oportunidade. Determinação: essa é a palavra de ordem que norteia o dia a dia de Lucas Vince, atleta paralímpico do CTE-UFMG.

 

Lucas Vince treina na pista de atletismo do CTE-UFMG – Foto: Zirlene Lemos

O atleta que, tem Síndrome de Down, iniciou no esporte desde 4 anos de idade quando começou a participar em aulas iniciantes e recreações, até sua participação em corridas de rua promovidas pela Prefeitura Municipal de BH. Com o passar do tempo se destacou e hoje compete nas modalidades: corrida 100m, natação e lançamento de dardo e disco.

Aos 20 anos, ele encontra no esporte um espaço da liberdade e de múltiplas possibilidades e consegue “fazer tudo o que qualquer pessoa faz”, ressaltou.

Lucas Vince treina na pista de atletismo do CTE-UFMG – Foto: Zirlene Lemos

Lucas não cria limitações e é isso que faz com que se supere cada vez mais, haja vista as medalhas que já conquistou. Ao participar de apenas uma competição em Uberlândia, conquistou 3 medalhas: na natação, foi ouro, já na corrida 100m ficou com a prata e ainda levou o bronze nos lançamentos de dardo e disco.

Se esforçando para ser contemplado com uma bolsa atleta, Lucas tem recebido apoio da Primeira Igreja Presbiteriana de BH, onde sua família congrega.

Entre os sonhos no esporte paralímpico, deseja competir nos Jogos Paralímpicos de 2024, na França e participar do Pan e do Virtus das Américas. Seu lema é Deus em primeiro lugar, pois sem ele não chegaríamos aqui”. Além do desenvolvimento físico, segundo Lucas, o esporte faz com que tenha uma vida mais prazerosa, saudável e feliz.

Projeto Paralímpico

Em março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas Atualmente no CTE-UFMG, são ofertadas as seguintes modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, abrangendo da iniciação ao alto rendimento, para atletas de Belo Horizonte e região metropolitana. Mais informações sobre como ser atleta no cte.ufmg.br/cte/.