CTE-UFMG: Atleta mineira quebra recorde nacional no Brasileiro de halterofilismo e atinge índice para Mundial | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





CTE-UFMG: Atleta mineira quebra recorde nacional no Brasileiro de halterofilismo e atinge índice para Mundial

19/04/2023 | 10:33

Por Zirlene Lemos

A equipe de halterofilismo do CTE-UFMG fez bonito no Campeonato Brasileiro de halterofilismo encerrado no sábado, 15 de abril no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A atleta Cristiane Reis bateu o recorde nacional na categoria até 55 kg ao levantar 94 kg e superar a sua própria marca de 90kg, obtida no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, na capital paulista, em dezembro do ano passado. 

Cristiane sorri após ter seu movimento validado pela arbitragem no Brasileiro de halterofilismo | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Os 94 kg suportados por Cristiane também qualificam a atleta a ser convocada para o Mundial de halterofilismo paralímpico de Dubai, que será disputado entre os dias 22 e 30 de agosto deste ano. De acordo com os critérios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o índice mínimo para a categoria feminina até 55 kg é de 85 kg.

Cristiane tem baixa estatura e iniciou no halterofilismo em 2019. Acumula 4 medalhas de ouro, em competições nacionais, porém nunca esteve em uma competição internacional com a Seleção Brasileira da modalidade. Agora, após alcançar o índice, afirmou ter a sensação de dever cumprido, mesmo que a convocação ainda não esteja garantida. “É algo maravilhoso. Batalhei muito para chegar à marca e bater o recorde nacional. Tenho o objetivo de disputar o Mundial e os Jogos Parapan-Americanos [Santiago (CHI), em novembro deste ano]. Sei que estou no caminho certo”, avaliou a atleta CTE-UFMG.

Além de Cristiane, outro atleta que garantiu pódio foi Jean Henrique Pereira Rufino, na categoria até 107 kg. Ele conseguiu bater seu próprio recorde de 185kg recém conquistados, em março deste ano na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, garantiu o 2° lugar com 195kg validados, sendo o vice campeão do Brasileiro de 2023 e alcançando o índice para o Mundial em Dubai.

Os jovens atletas Thaylon William da Cunha Araújo e Daniel Messias Evangelista do Nascimento, ambos com 15 anos de idade, quebraram seus recordes pessoais, alcançando respectivamente 75 kg e 72 kg, ambos melhoraram suas marcas para as próximas competições.

O treinador da equipe, Marcelo Matos não escondeu a satisfação com o desempenho dos atletas. “Ganhamos medalhas, quebramos recordes, conquistamos índices e melhoramos as marcas. Assim chegamos ao fim do Campeonato Brasileiro de Halterofilismo, cheio de conquistas. Que e venham as próximas competições”.

O Campeonato Brasileiro de halterofilismo recebeu 120 inscrições, entre atletas novatos e outros com títulos nas principais competições mundiais.

Esporte paralímpico

No halterofilismo paralímpico, competem atletas com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisia cerebral. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado é considerado como resultado final.

Atualmente no CTE-UFMG, são ofertadas as seguintes modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, abrangendo da iniciação ao alto rendimento, para atletas de Belo Horizonte e região metropolitana. Mais informações sobre como ser atleta no cte.ufmg.br/cte/.

 

Os atletas Cris Alves, Jean Henrique, Thaylon e Daniel – ao lado do treinador Marcelo Matos Foto: Arquivo Pessoal