Pró-Reitoria de Graduação promove reunião com a comunidade universitária | EEFFTO - UFMG

Pró-Reitoria de Graduação promove reunião com a comunidade universitária

24/04/2015 | 12:26

Devido às mudanças que vem acontecendo no ensino superior no Brasil, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (PROGRAD/UFMG) promove na próxima quinta-feira, dia 30 de abril de 2015, um encontro com a comunidade acadêmica.  Na reunião, serão discutidas as questões quanto ao processo de graduação, revisando a formulação dos modelos institucionais da UFMG. O evento será realizado no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (Cad 1), de 9h às 12h10.

No evento, que tem como tema “Mudanças no Ensino de Graduação da UFMG: Análise e Perspectivas”, serão apresentados o panorama das mudanças que vêm ocorrendo no perfil dos alunos da Universidade e também instrumentos de análise que permitem compreender fenômenos que estejam ocorrendo no interior de cada curso de graduação. A última revisão das Normas Gerais de Ensino de Graduação da UFMG aconteceu há mais de 20 anos.

Programação:

09h – 9h50: Panorama das mudanças ocorridas na graduação da UFMG:
1. Efeitos da adoção do SISU e da política de cotas: panorama socioeconômico e geográfico do alunado
2. Evasão e fluxos de alunos
9h50 – 10h40: Avaliação do desempenho acadêmico dos alunos de graduação por
curso:
1. Disciplinas e evasão
2. Origem e destino dos alunos de reopção
3. Assistência estudantil e rendimento acadêmico do estudante assistido

10h40 – 11h30: Cenários de mudança na graduação na UFMG e no Brasil. Agenda de discussão.

11h30 – 12h10: Debate