Equipe da biomecânica do CTE-UFMG promove atividades com escola pública em comemoração ao ‘National Biomechanics Day | EEFFTO - UFMG

27/04/2023 | 14:37

Por Zirlene Lemos

Alunos da Escola Estadual Pedro II e equipe da do Biolab no‘National Biomechanics Day’ – Foto: Arquivo pessoal

Em abril é celebrado o Dia Nacional da Biomecânica e são fomentadas atividades em diversos países para divulgar a biomecânica para estudantes do ensino médio. Neste ano o Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), foi contemplado pela organização do evento ‘National Biomechanics Day’.

Nesta quarta-feira, 26, sob a supervisão do professor André Gustavo Pereira de Andrade, coordenador da Biomecânica no CTE-UFMG, foram recebidos 40 estudantes do ensino médio, entre 15 e 17 anos da Escola Estadual Pedro II. A visita, que ocorreu de 8h às 11h30, foi acompanhanda por integrantes do Biolab.

O professor André Gustavo deu detalhes da programação. “Para otimizar a experiência, os alunos foram divididos em dois grupos: um foi acompanhar o treino da natação, onde foi feita a gravação do nado crawl e, posteriormente, contamos o número de braçadas nos primeiros 20 metros. Já no levantamento de peso, com atletas do halterofilismo paralímpico, foi medida a velocidade da barra com diferentes cargas externas. Ao final os alunos participaram de uma atividade no auditório, com eletromiografia de superfície (EMG) e também com o tapete de contato onde foram encorajados a pensar nos problemas cotidianos que seus colegas com deficiência enfrentam em sala de aula e como a Biomecânica pode ajudar a solucionar”, explicou André.

O Projeto Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de atletas, Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) faz parte de uma proposta de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro/CPB de São Paulo de potencializar e desenvolver o Esporte Paralímpico no Estado de Minas Gerais. A atividade desenvolve ações nas  modalidades de atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, que atende desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

As atividades do Projeto Esporte Paralímpico foram iniciadas no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da EEFFTO/UFMG em março de 2019, com o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania e a parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Atualmente a ação atende 140 atletas com deficiência, e conta com a atuação de 07 professores da EEFFTO, 09 discentes da graduação e 06 estudantes dos cursos de Pós-Graduação.

Saiba mais sobre a Biomecânica no CTE-UFMG