CliniLAN realiza atendimentos focado em nutrição para praticantes de esporte | EEFFTO - UFMG

CliniLAN realiza atendimentos focado em nutrição para praticantes de esporte

03/05/2023 | 10:55

Por Iago Proença

O Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (LAN) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG amplia seu atendimento estendendo agora para discentes, servidores universitários e público externo. Esses atendimentos são realizados pela CliniLAN - que surgiu como projeto de extensão vinculado ao LAN, através da demanda de atletas e praticantes de exercício físico em busca de nutricionistas especializados no esporte.

Os interessados no acompanhamento com os profissionais da CliniLAN, devem fazer um agendamento, através  da  página da fundep. O atendimento será autorizado mediante o pagamento do boleto emitido pela Fundep, a CliniLAN funciona no Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG), no primeiro piso do CTE (Rua Alfredo Camarate, 617 - São Luiz, Belo Horizonte, próximo ao Centro Esportivo Universitário).

Existem três grupos de atendimento, o Grupo 1: é um valor bastante acessível para a comunidade UFMG (alunos, servidores, terceirizados). Grupo 2: aberto à comunidade externa (qualquer pessoa que tenha interesse) e o grupo 3, terá atendimento exclusivo com o Prof. Dr. Marcos Drummond, coordenador do LAN.

“Na nutrição esportiva, o treino é soberano, então quem direciona a prescrição é o treinador”, disse Marcos Drummond.
Foto: Iago Proença/ASCOM EEFFTO

Todos os atendimentos são acompanhados por nutricionistas, por um estagiário e a prescrição passa pelo responsável pelo projeto. Marcos Drummond explica como surgiu a CliniLAN.

“Notamos a existência de uma demanda grande, crescente na população, e apesar dos nutricionistas muitas vezes se autointitularem do esporte, muitos não possuem experiência, expertise e ou não fazem pesquisa em relação a área. Então, com base nessa necessidade, principalmente para atendimento pessoal, senti a necessidade de trazer todo o conhecimento que nós produzimos no laboratório e disponibilizarmos para a população. E principalmente buscar uma maneira de atender de forma barata, com grande qualidade por um custo acessível para a UFMG e a população em geral, principalmente praticantes de exercício físico”, disse.

A CliniLAN é aberta para todos que praticam exercício físico, seja voltado para a saúde ou para estética, e para atletas principalmente, amadores, profissionais e semiprofissionais. O projeto não realiza atendimentos de demandas ligadas a doenças, saúde e patologias, é mais para atletas, visando desempenho, e também objetivos secundários como estética e desenvolvimento da saúde, mas para prevenção, não para a recuperação.

Marcos Drummond reitera que na CliniLAN, todo o conhecimento que os discentes (mestrado/doutorado) estudam e discutem, nas reuniões e/ou em trabalhos com outros laboratórios são aplicados nos atendimentos. Buscando sempre, adequar aos objetivos, aos diferentes níveis. Desta forma, tudo que é produzido na Universidade relacionado à nutrição e a treinamento esportivo, é aplicado no laboratório. O docente comenta ainda, sobre o que pode ser considerado um dos diferenciais da CliniLAN.

“Conseguir atender para qualquer modalidade esportiva, se for uma modalidade diferente,  muito específica, a gente consegue, eu chamo um treinador específico, um nutricionista específico, porque é uma equipe muito grande. Nós conseguimos fazer a ligação entre o treinamento e a nutrição ótima e contínua”, define.

A CliniLAN é formada por alunos e os membros do LAN, dos cursos de Nutrição e da Educação Física, profissionais de educação física, nutricionistas, mestres e doutores, em atuação conjunta com a coordenação do Prof. Dr. Marcos Daniel Motta Drummond, docente do Departamento de Esportes da EEFFTO-UFMG.

As pesquisas desenvolvidas no LAN são em sua maioria práticas, e conseguimos fazer essa aplicação diariamente nas pesquisas.
Foto: Iago Proença/ASCOM EEFFTO