Kátia Lúcia Moreira Lemos é Professora Titular da EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Kátia Lúcia Moreira Lemos é Professora Titular da EEFFTO

05/05/2023 | 15:26

Por Zirlene Lemos

Foto: Defesa de memorial professora Kátia Lemos/ Zirlene Lemos - Assessoria EEFFTO e CTE

“Excelência na graduação, excelência na extensão, excelência na gestão administrativa da EEFFTO e excelência no artístico”. Essas foram apenas algumas palavras citadas pelos membros da Comissão Avaliadora, em banca de defesa de memorial da professora Drª Kátia Lúcia Moreira Lemos para fins de promoção à Classe E, de Professor Titular da UFMG. A apresentação aconteceu em cerimônia prestigiada pelo público, na manhã desta quinta (4), no Auditório Maria Lúcia Paixão da EEFFTO.

Inicialmente a professora realizou a exposição do Memorial à Comissão Avaliadora no tempo estipulado. Tratou-se de uma exposição que resumiu de modo analítico e crítico as atividades dedicadas ao ensino, à extensão e à pesquisa em 30 anos de atuação, contendo todos os aspectos significativos de sua trajetória profissional, trazendo os resultados alcançados, a importância e o efeito multiplicador de sua contribuição, além de possíveis desdobramentos e consequências dessa contribuição para a sociedade.

Em seguida a professora foi arguida pela Comissão Avaliadora, tendo respondido todos os questionamentos de maneira clara e objetiva, demonstrando conhecimento e domínio sobre todos os temas abordados, sem exceção. Ao final ficou configurado que a professora Drª Kátia Lúcia Moreira Lemos, preencheu todos os requisitos, tanto quantitativos como qualitativos, para ser aprovada no Concurso para Promoção para a Classe de Professor Titular.

Sobre os memoriais

Os memoriais têm significativa tradição acadêmica no Brasil, constituem-se em documentos que expõem trajetórias de docentes universitários para fins de concursos ou de progressões ao longo das suas carreiras. Para além dessa função de avaliação institucional, os memoriais apresentam o potencial de testemunho da experiência universitária, considerando as ações de ensino, pesquisa e extensão. Muitos desses documentos são publicados pelos seus autores, seja nas bases de dados das próprias universidades, em livros ou nas seções de documentos de algumas revistas acadêmicas.

A publicidade desses documentos vem sendo associada ao seu potencial como fonte para a análise da história institucional e/ou das histórias de vida de professoras e professores universitários, sendo esses escritos autobiográficos consultados como fontes.