Iniciam-se às palestras da UFMG Soccer Science na EEFFTO/UFMG | EEFFTO - UFMG

Iniciam-se às palestras da UFMG Soccer Science na EEFFTO/UFMG

11/05/2023 | 16:25

Por Fabiano Guieiro

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu na última  terça-feira (09) o “Ciclo de Palestras do UFMG Soccer Science Center”. O evento ocorreu no auditório principal da EEFFTO.

O objetivo do evento foi proporcionar aos discentes da graduação e pós graduação um contato mais direto com os profissionais de futebol que atuam nos principais clubes do Brasil nas categorias de base e na categoria profissional.

Foto: Varley Costa  -  Equipe organizadora do Evento (esquerda para a direita)Rodrigo Elifas, João Victor, Giácomo Araújo, André Braga (aluno PPGCE), Varley Costa (coordenador), Pedro Souza e Vinicius Mafra

Nesta edição foram convidados os coordenadores Prof° Ms. Rafael Idelfonso (Analista de Desempenho da equipe profissional do Coimbra Sports) e o Prof Isaque Silva (analista de mercado da equipe profissional do América MG).

O primeiro palestrante da tarde foi o Prof. Isaque Silva, que apresentou o funcionamento do setor de análise de mercado do Ceará Sport Clube e do América MG, com exemplos de ferramentas utilizadas pelos analistas de mercado e as novas tendências na negociação de atletas entre clubes de futebol no Brasil e no exterior.

Foto: Varley Costa  -  Isaque Silva (analista de mercado do América-MG)

O Prof. Rafael Ildefonso foi o segundo paletrante da tarde. Ele falou sobre a importância do controle da carga de treinos e jogos no clube, como também sobre as principais ferramentas de monitoramento e controle utilizadas pelo Coimbra Sports. Rafael é um ex aluno do PPGCE (Programa de Ciências do Esporte), foi orientado pelo Prof. Marcos Zang em um trabalho sobre suplementação nutricional no futebol. O analista disse em sua palestra que após fazer a pós graduação na EEFFTO teve um crescimento muito rápido dentro do ambiente do futebol.Atualmente ele é o principal responsável pelos setores de fisiologia e análise de Desempenho dentro do clube.

“Quis convidar o Rafael e o Isaque para este evento pois trata se de dois profissionais jovens, que se formaram depois de 2016, mas que buscaram capacitação técnica e  cientificamente na EEFFTO-UFMG, e hoje trabalham em dois dos  principais clubes do estado de Minas Gerais” - comentou o Prof° Varley Costa, um dos organizadores do evento.

Foto: Varley Costa  -  Rafael Idelfonso (Coordenador dos Departamentos de Fisiologia e Análise de Desempenho do Coimbra Sports)

Hoje a  Escola tem mais de 50 ex-alunos (as) do curso de Educação Física, trabalhando nos principais clubes da capital tanto nas categorias de base como no profissional nas modalidades masculina e feminina. Sem contar os ex-alunas (os) que são árbitros da Federação Mineira de Futebol, como é o caso da árbitra assistente da FIFA, Fernanda Nandrea e também das dezenas de fisioterapeutas esportivos formados pelo curso de Fisioterapia da EEFFTO-UFMG.