Atletas do CTE-UFMG, disputam, pela Seleção Brasileira, o Campeonato Sul Americano Sub-20, em Bogotá | EEFFTO - UFMG

18/05/2023 | 14:37

Por Zirlene Lemos

Os atletas Maria Eduarda Dantas de Matos, Luiz Arthur Caetano da Silva Santos, Mayron Lucas dos Santos Gomes e o treinador, Márcio Vianna Prudêncio, da equipe de atletismo APCEF/CTE-UFMG, já estão em Bogotá (Colômbia). Eles representam a Seleção Brasileira, na modalidade, após serem convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) – para a disputa do Campeonato Sul Americano Sub-20 de Atletismo, que acontece entre 19 e 21 deste mês. O Brasil vai com uma delegação forte, com 32 representantes na categoria feminina e 30 na masculina.

Luiz Arthur, Mayron Lucas e Maria Eduarda 3º lugar – Titulares da Seleção Brasileira – Foto: Arquivo pessoal

A convocação se deu pelos resultados obtidos no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 de Atletismo, disputado em abril no Paraná. O coordenador do Atletismo no CTE-UFMG, e professor da EEFFTO, Márcio Vianna Prudêncio explica o que levou os atletas à disputa no Sul Americano. “Nossa equipe se destacou no Campeonato Brasileiro. Alcançamos pódio duplo no Decatlon (modalidade do atletismo composta por 10 provas), sendo que o ouro foi para o Luiz Arthur Caetano da Silva Santos”. Vale lembrar que desde 2018, primeiro ano dele na seleção brasileira, Luiz Arthur vem sendo campeão Sul Americano e tem liderando o ranking brasileiro e Sul Americano do Decatlo.

Ainda de acordo com Márcio, “outro atleta destaque, é Mayron Lucas Gomes, que levou a prata no Campeonato Brasileiro e estreia na seleção brasileira. No feminino, Maria Eduarda Dantas, que integra a seleção desde 2021, foi vice campeã no lançamento de disco e no arremesso de peso no Brasileiro, e por isso garantiu vaga no Sul Americano, em Bogotá”, explicou.

Prudêncio ressaltou ainda a qualidade e disciplina da equipe de atletismo. “É muito gratificante ver o fruto do trabalho do CTE e desses atletas que estão conosco há pelo menos 4 anos e já integram a seleção brasileira. É um trabalho que começou lá atrás com o professor Leszek Szmuchrowski e agora está sob minha coordenação com apoio dos treinadores Roberta e Sergio. São resultados dentro e fora da pista, pois temos atletas que já estão na universidade, alguns já começam a estagiar com a gente e temos inclusive 3 atletas que estão nos EUA, cursando universidades, com bolsas conquistadas por conta do desempenho do atletismo daqui”, comemora.

As atletas do CTE-UFMG que ganharam bolsas de estudo nos EUA são: Ana Caroline Miguel da Silva, Beatriz Ferreira Marciano do arremesso de peso, ambas do arremesso de peso e Ana Luisa Couto Soares Ferraz, do heptatlo.