História do Lazer vira tema de debate na EEFFTO | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





História do Lazer vira tema de debate na EEFFTO

01/06/2023 | 15:05

Por Fabiano Guieiro

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional recebeu na última sexta-feira (19) no auditório Maria Lúcia Paixão, o “I Ciclo de Debates sobre a História do Lazer”, evento organizado pelo Grupo de Pesquisas sobre a História do Lazer (HISLA). O debate teve como convidado principal o professor Dr. Elcio Loureiro Cornelsen, que trouxe para o público o tema “ Lazer Sob o Jugo Totalitário”. O evento teve um espaço reservado para a apresentação de trabalhos que foram resultados de pesquisas concluídas ou em andamento.

Prof° Elcio Loureiro respondendo às perguntas da plateia - Foto: Fabiano Guieiro

 

Alguns fatos históricos foram debatidos durante o processo, muitos deles no período “entreguerras” (1918-1939). Com abordagens de jornais e historiadores da época, o Prof° Dr. Elcio contou sobre a experiência que teve com o evento e sua interação com quem o acompanhava.

“Com certeza é muito importante esta interação, podemos debater sobre os tempos atuais e ao mesmo tempo refletir sobre fenômenos históricos que ocorreram. No caso de hoje foi mais voltado para uma ingerência de estado nessas políticas públicas voltadas ao lazer”, disse o professor. 

Foto: Fabiano Guieiro

 

Danilo Ramos, um dos idealizadores do projeto, conta como foi a ideia de realizar o evento e a necessidade de estudar o o fenômeno da história do lazer,  que às vezes é um pouco esquecida, mas nos ajuda  a compreender qual o momento, qual é o patamar que o fenômeno passa na atualidade. 

“As mudanças sociais, as mudanças no mundo, impactam bem no que o ser humano conhece como lazer através do tempo. Hoje mesmo nós vivemos uma mudança com relação a nossa dinâmica de tempo e tecnologia que transforma as nossas visões e experiências sobre o lazer, e isso através do tempo é muito frequente. A cada mudança social existe uma mudança também no âmbito do lazer, então a história do fenômeno, compreender as nuances dele em cada sociedade  nos aproxima  do que nós temos no presente, e isso é urgente de estudar e permanente presente, e como eu já informei anteriormente, é necessário”, explicou.