CTE/UFMG compartilha experiências em gestão administrativa com município mineiro de Andrelândia | EEFFTO - UFMG

14/06/2023 | 13:43

Por Zirlene Lemos

Trocar experiências de um Centro de Treinamento Esportivo, que prioriza desde a iniciação, até o alto rendimento, além de compartilhar metodologias de trabalho que podem aproximar a UFMG dos municípios mineiros, por meio de boas práticas esportivas, de gestão e de treinamento de seus atletas.  Esse foi o teor do encontro ocorrido nesta segunda (12) no CTE-UFMG.  A visita foi uma solicitação da equipe do prefeito de Andrelândia, Francisco Carlos Rivelli (Cacau).

Durante a visita, o prefeito destacou a qualidade de gestão do CTE-UFMG e se mostrou impressionado com as instalações. “O professor Sérgio Fonseca nos abriu as portas da UFMG, e nessa visita, buscamos compartilhar conhecimentos para ajudar no planejamento da gestão e implementação do Complexo Esportivo, Educacional e Recreativo/Cultural que está em construção, no município de Andrelândia, com previsão de inauguração até o final do próximo ano”, explicou o prefeito.

Sérgio Fonseca (D) deu detalhes sobre a infraestrutura ao prefeito de Andrelândia e na foto ao lado, visitantes conheceram a piscina olímpica. Foto: Zirlene Lemos/Assessora de Comunicação CTE-UFMG

O diretor do CTE-UFMG, Sérgio Fonseca, endossou a importância de se estabelecer parcerias com Andrelândia e outros municípios mineiros. “A UFMG está de portas abertas, por meio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do próprio CTE, para firmar parcerias de capacitação e treinamento dos profissionais que forem atuar no Complexo Esportivo de Andrelândia”, frisou.

A visita também contou com a presença de Antônio Eduardo Viana Miranda, subsecretário de esportes do Governo de Minas. “O CTE-UFMG, com quem já mantemos uma parceria formal desde a inauguração, além de ser um equipamento que propicia treinamentos de alto nível e está apto a receber competições de alto nível, também é um exemplo em gestão administrativa, pois opera em nível de excelência. Então quando recebemos uma prefeitura, isso mostra que somos capazes de compartilhar soluções e ampliar a boa política esportiva no Estado”, ressaltou o subsecretário.

O prefeito de Andrelândia explicou detalhes do projeto arquitetônico do Complexo Esportivo de Andrelândia Foto: Zirlene Lemos/Assessoria CTE-UFMG

“O esporte integrado à educação já é uma realidade na vida de boa parte das crianças e jovens do nosso município, cuja população ultrapassa 12 mil habitantes. Somamos hoje cerca de 1.500 estudantes na rede municipal de educação, mas nosso desejo é ampliar essa atuação oferecendo possibilidades de desenvolvimento no esporte, por isso a criação do Complexo Esportivo, Educacional e Recreativo/Cultural. Saio daqui com esperança de que essas parcerias vão ser promissoras e colheremos bons frutos, quem sabe até formaremos campeões em várias modalidades esportivas para as próximas Olimpíadas”, concluiu o prefeito.

Participaram do encontro:Francisco Carlos Rivelli (Cacau) – prefeito de Andrelândia, sua esposa Karla Beatriz Silva Fernandes Rivelli; Karolina Salomão Gorgulho Laredo- chefe de gabinete da prefeitura; Sérgio Teixeira da Fonseca- diretor do CTE-UFMG; Antônio Eduardo Viana Miranda – subsecretário de Esportes de MG; Frederico Oliveira Mota Pessoa – superintendente de Programas Esportivos de MG; Cássio Gustavo de Castro – coordenador do Centro Esportivo Riccardo Medioli e Sérgio Vera – supervisor voleibol masculino do Olympico Club.